skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

2.ª edição do Guimarães Marca Fashion Festival grita contra o desperdício

Carolina Pereira
Cultura \ sábado, dezembro 04, 2021
© Direitos reservados
Seguindo o mote "Vida para além de lixo" os alunos de Design e Marketing de Moda da UMinho recriaram peças aparentemente já inúteis. Nesta edição, há uma vontade de alertar para o fast fashion.

A fábrica ASA prepara-se para receber a segunda edição do Guimarães Marca Fashion Festival, neste sábado, dia 04 dezembro. O programa inclui o desfile e showcase Guimarães Marca e conta ainda com a entrega de prémios da oitava edição do Fashion Film Festival.

Composto por várias empresas vimaranenses de diferentes setores de atividade, o desfile e showcase contará ainda com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho, que, para as suas propostas, se inspiraram no tema 'lixos têxteis'.

Assim, seguindo a temática “Vida para além de lixo”, os alunos da licenciatura e do mestrado procuraram, a partir de peças recolhidas, dar-lhes um novo fim. Segundo Bruna Daniela, aluna da licenciatura, o tema deste ano parte da necessidade de se alertar e sensibilizar para o aumento do consumo de fast fashion de que se tem vindo a aperceber.

“Existem sempre pessoas que não terão oportunidade de comprar roupas mais sustentáveis e mais caras, então recorrem ao fast fashion, mas se optarem por um investimento maior poderá ser melhor do que consumirem em demasia peças de baixa qualidade. Há pessoas que todas as semanas consomem em lojas de fast fashion e gastam uma maior quantia do que se comprassem peças de maior qualidade. Essas roupas acabam muitas vezes por ficar paradas no armário ou deitam-se fora. Está errado, porque essas peças podem ter uma nova vida na maioria das vezes”, apela a aluna.

Quanto ao Fashion Film Festival, candidataram-se 109 filmes de criadores nacionais e internacionais, em diferentes categorias – Filmes de Moda de Autor, Filmes de Moda de Marca, Filmes de Moda de Marca de Têxteis Técnicos, Filmes de Moda de Marca de Têxteis-Lar e Filmes de Moda Internacionais.

A cerimónia será conduzida pelo jornalista Júlio Magalhães, e a decisão dos vencedores cabe ao painel de jurados, composto por Braz Costa, Estela Rebelo, Fátima Lopes, Justin Amorim, Maria João Vieira Pinto, Marta Mota Prego, Patrícia Weiss e Wilmer Williams.

O programa alargado para a tarde e noite de sábado afirma-se também como janela para a descoberta de novos talentos na área do audiovisual e da indústria da moda.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70