skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

A Romaria Grande está a chegar e há um vídeo para a celebrar

Tiago Mendes Dias
Cultura \ quarta-feira, junho 30, 2021
© Direitos reservados
O primeiro fim de semana de julho é tempo de celebrar São Torcato. O vídeo sobre a romaria originada em 1852 será apresentado no sábado. No domingo, há missa com o bispo auxiliar de Braga.

A trasladação do corpo de Torcato originou, em 1852, a Romaria Grande, que se tornou numa das maiores do Minho e se estende até hoje. O tempo de celebrar o “santo do povo” avizinha-se novamente com a chegada do mês de julho, estando já definido o programa da edição de 2021.

Entre as iniciativas programadas pela Mesa da Irmandade de São Torcato, destaca-se a apresentação de um vídeo sobre essa manifestação de fé e de cultura popular, às 16h00, no sábado.

De resto, a entidade programou repiques festivos de sinos, salvas de morteiros e a inauguração das iluminações da vila, às 20h30 de segunda-feira, entre as várias novenas e missas programadas.

Iniciadas a 26 de junho, as novenas vão decorrer até domingo, com oração do terço, às 20h30, e missa a cargo de Samuel Vilas Boas, arcipreste de Guimarães e Vizela. No sábado, às 18h00, haverá eucaristia em memória dos padres que estiveram ao serviço da Basílica de São Torcato.

As principais celebrações religiosas estão marcadas para domingo, com uma missa cantada pelo grupo coral do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato, às 09h00, e outra a cargo do bispo auxiliar de Braga, Nuno Almeida, que será cantada pelo grupo coral de São Torcato.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: