skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
05 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Agenda musical do CAAA entra em 2025 com festas de aniversário… e despedida

Redação
Cultura \ quarta-feira, janeiro 08, 2025
© Direitos reservados
O aniversário de Bloc808, projeto vimaranense de techno, marca o arranque de um janeiro com vários nomes do rock alternativo luso, o festival Square e o adeus do Oub’Lá, bar da Praça de S. Tiago.

Em curso desde 31 de março de 2023, a programação regular de concertos na black box do Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura (CAAA) abraça 2025 com muito rock alternativo nacional, com um aperto de mão ao Square, festival promovido pela Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, e duas festas.

É precisamente a festa do sexto aniversário de Bloc808, projeto de techno do vimaranense Bruno Pereira, que dá início à agenda de janeiro de Bairro C – Distrito Musical. O evento está marcado para as 23h55 de sexta-feira, 10 de janeiro, e abre um fim de semana que se completa, no sábado, a partir das 23h00, com o duplo concerto de Divã, um quinteto sediado na Amadora que lançou o EP de estreia, “Filho Prodígio”, em 2024, e de Humana Taranja, que conta com seis anos de palco, um EP e dois álbuns de longa duração, a expressar a sua música entre “o pop melódico e o rock emotivo”.

A 17 de janeiro, o CAAA recebe os Quelle Dead Gazelle, dupla formada pelo guitarrista Pedro Ferreira e pelo baterista Miguel Abelaira, que se exprime numa fusão de estilos, e os Sunflowers, banda portuense que vagueia entre o rock, o punk e o garage desde 2014, antes de viajar pelo lado mais gótico do rock com Order in Chaos e Drknss, dia 18, sábado.

Precisamente uma semana depois, o Oub’Lá brinda os seus convidados com a sua Farewell After Party. O evento marcado para 25 de janeiro assinala o encerramento do bar que funcionava no número 25 da Praça de São Tiago desde 2018, com a presença regular de DJ’s e a organização ocasional de concertos e exposições. Questões relacionadas com o contrato de arrendamento do espaço ditaram o fecho que se avizinha. No dia 24, sexta-feira, a black box deixa-se invadir pela pop gentil de Himalion, projeto de Aveiro.

No último fim de semana do mês, o Square, projeto da Braga 25 que tenciona cartografar as correntes musicais que se geram entre os três continentes banhados pelo Atlântico – América, Europa e África –, percorre Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, passando pela cidade-berço no dia 29. O mês encerra com as atuações de Dust Devices e PMDS, no dia 30, sábado.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86