skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Aluimento de terras em Pevidém deixou zonas a oeste do concelho sem luz

Tiago Mendes Dias
Sociedade \ quarta-feira, novembro 23, 2022
© Direitos reservados
Energia falhou na área do Paraíso, na vila de Ronfe e em Joane, no concelho vizinho de Famalicão, a partir das 17h00 de terça-feira. Restabelecimento da energia foi “gradual”, até às 02h00.

Alguns territórios no oeste do concelho de Guimarães, como a área do Paraíso, em Pevidém, e Ronfe, além da vila de Joane, no município vizinho de Vila Nova de Famalicão, ficaram sem eletricidade por volta das 17h00. A causa foi “um aluimento de terras na zona de Pevidém que fez desabar o solo e as árvores envolventes”, na sequência da chuva e do vento que se faziam sentir, esclareceu ao Jornal de Guimarães fonte da E-Redes.

“Estas árvores acabaram por ficar sustentadas nas linhas de média tensão o que fez com as equipas da E-REDES chamadas ao local tivessem de secionar e isolar os vãos de média tensão para permitir que fosse feito o restabelecimento da energia de forma gradual”, esclarece o principal operador da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal Continental das redes de alta, média e baixa tensão.

A “totalidade das cargas”, acrescentou a entidade, foi “restabelecida cerca das 02h00” desta quarta-feira, depois da “intervenção das equipas” e “mediante condições atmosféricas muito desfavoráveis, o que acabou por condicionar toda a operação”. Ainda há equipas da E-Redes no local do aluimento a “proceder à reparação definitiva do troço afetado e à limpeza da área”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: