skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Alunos de Guimarães entre os melhores no Indicador de Equidade

Hugo Marcelo
Educação \ quarta-feira, março 31, 2021
© Direitos reservados
Um novo indicador que compara resultados de alunos abrangidos pela Ação Social Escolar em todo o país, coloca alunos do 2º e 3º ciclos de Guimarães entre os melhores no Indicador de Equidade.

Segundo o relatório publicado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) onde compara os resultados escolares dos alunos abrangidos pela Ação Social Escolar, o concelho de Guimarães apresenta o melhor resultado nacional referente ao Indicador de Equidade. A cidade de Guimarães destaca-se no 2º e 3º ciclos onde tem o melhor resultado nacional com 5,4% e 9,7%, respetivamente, no indicador de Equidade.

Do relatório é possível apurar que “este indicador afere se os resultados escolares dos “alunos ASE” da respetiva unidade organizacional ou territorial são superiores, inferiores ou semelhantes aos resultados dos seus colegas nacionais com o mesmo escalão ASE, habilitação da mãe, idade à entrada do ciclo ou resultados nos exames à entrada no ciclo e contexto socioeconómico (aferido pela % de alunos ASE) da escola que frequentam”. 

A comparação realizada entre territórios “é realizada, não em termos absolutos, mas agregando as comparações dos resultados de cada um dos seus alunos ASE com os resultados médios dos alunos com características sociais e escolares anteriores semelhantes”.

Adelina Pinto, vereadora da educação, sublinha que se trata de “um resultado encorajador na política educativa concelhia prosseguida há vários anos, onde o estímulo e a diversidade de projetos apresentados a todos os alunos desde o pré-escolar resulta nesta equidade que muito nos orgulha”. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: