skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Alunos do Agrupamento D. Afonso Henriques na Turquia para falar de poluição

Leitores
Educação \ terça-feira, janeiro 03, 2023
© Direitos reservados
No âmbito do Projeto Be the Solution to Pollution, um grupo de cinco alunos e duas professoras experienciaram mobilidade Erasmus+ à Turquia.

A atividade, que decorreu de 21 a 26 de novembro, reuniu os parceiros de Portugal, Hungria, Espanha e Finlândia sob a calorosa receção e acolhimento por parte dos incansáveis anfitriões turcos, cuja escola Toros Tarim Anatolian High School se situa na cidade de Ceyhan, a 50 km da Síria.

Do intenso programa, vivido em grande grupo, destaca-se a apresentação, por parte de cada uma das equipas, dos trabalhos sobre Poluição Luminosa – o tema a trabalhar na Turquia e a Festa Tradicional com gastronomia, músicas e danças turcas, no final do primeiro dia, na Şehit Zeynep sağır Project Hıgh School, depois do Workshop 3.

No segundo dia teve lugar a visita à Universidade de Cukurova, com direito a trekking, visita ao Jardim Botânico e atividades desportivas. O dia terminou com a observação do espaço no Instituto do Espaço e da Ciência, após a visita à cidade de Adana, onde os visitantes se encontravam instalados. Na cidade houve oportunidade de caminhar pelas ruas, de ver como hábitos e costumes podem ser diferentes dos nossos e ainda de visitar a segunda maior Mesquita da Turquia, feita com as cabeças cobertas e descalços, em sinal de respeito por quem recebia e partilhava as suas vivências.

No dia 24 o grupo partiu para a Capadócia, onde houve oportunidade de visitar a cidade subterrânea de Göreme, onde viveram, no mínimo, cinco mil pessoas; o Museu ao ar livre, com visita a várias capelas decoradas com frescos que datam do início do Cristianismo na Capadócia e onde se ficou a saber que o Menino Jesus nasceu numa das “chaminé”. Houve, também oportunidade de participar num workshop demonstrativo da cerâmica tradicional, em Avanos.

Todos provaram doces e especiarias tradicionais turcas e visitaram uma oficina de pedras, onde ficaram a conhecer a Pedra Zultanita que muda de cor.

No dia seguinte, continuou a vista pelo Paşabağları e Love Valley. Houve, ainda, passeios a cavalo pelas belas paisagens áridas da Capadócia e visita ao Vale da Imaginação, onde a imaginação permite ver formas nas formações geológicas: um camelo, um pinguim, um tubarão, a cabeça coroada da rainha Isabel II, um sapo, uma cobra... Por fim, visitaram o Bazar Ürgüp, de onde trouxeram os imprescindíveis souvenirs.

Dia 26, muito cedo, o regresso a casa com a certeza de que o contacto com uma cultura diferente da portuguesa tornou todos os participantes mais ricos e gratos.

Foi uma mobilidade repleta de muitas aprendizagens, descobertas, novas amizades e momentos inesquecíveis para todos os participantes de Portugal, Espanha, Turquia, Hungria e Finlândia.

Melhor era impossível!

Mobilidade alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Guimarães na Turquia

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70