Morreu António Guimarães Rodrigues, reitor da UMinho entre 2002 e 2009
Reitor da Universidade do Minho entre 2002 e 2009, António Guimarães Rodrigues morreu esta segunda-feira, aos 73 anos. O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de São José e São Lázaro, em Braga, e o funeral realiza-se às 14h30 desta terça-feira.
Nascido em 1950, em Lourenço Marques – a atual Maputo, em Moçambique, começou a carreira docente na Universidade de Lourenço Marques em 1973 e na UMinho em 1975. Nessa última instituição, foi professor catedrático e diretor do Departamento de Produção e Sistemas, sediado no campus de Azurém, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), pró-reitor e reitor.
Entre outros cargos, dirigiu o Instituto da NATO (ASI) Operations Research and Management in Fishing, presidiu o Centro de Computação Gráfica e vice-presidiu a Associação Portuguesa de Investigação Operacional.
A Universidade do Minho expressou as mais sentidas condolências à família enlutada e aos amigos, bem como a Câmara Municipal de Guimarães. “O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento de António Guimarães Rodrigues, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências”, lê-se na nota emitida pela autarquia.