skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“As Canções e os Filmes" regressam para juntar o “escondido” e o “óbvio”

Tiago Mendes Dias
Cultura \ quarta-feira, julho 14, 2021
© Direitos reservados
Na Condessa do Juncal, haverá música em sincronia com cenas de filmes. O reportório junta o marcante filme-concerto dos anos 70 dos The Band, hoje mais recatado, com Once Upon a Time in Hollywood.

A partir de 2016, o verão de Guimarães também se começou a fazer de concertos ao ritmo do cinema. O pandémico 2020 interrompeu essa performance anual, mas as 22:00 desta quarta-feira marcam o regresso da Rockin’ in Movies Band ao centro histórico para interpretar os sons avivam as imagens, na quinta edição de "As Canções e os Filmes"; no ainda pandémico 2021, as fitas vão cercar o largo Condessa do Juncal para um evento gratuito, mas condicionado, em que as máscaras serão omnipresentes.

E quem lá estiver vai ouvir um alinhamento de 15 canções, correspondentes a outras tantas cenas. Cinco delas respeitam a The last waltz (A última valsa, em português): Helpless, The night they drove old dixie down, Up on the cripple creek, Caravan e Forever Young. O filme de 1978, realizado por Martin Scorsese, exibe o concerto de despedida do grupo rock canadiano The Band. Para muitos, é o “melhor filme-concerto de sempre”, descreve o presidente do Cineclube, entidade produtora e organizadora, a par da Câmara Municipal de Guimarães.

“O filme não foi fundador de filmes-concerto. Foi feito no final dos anos 70, mas acaba por ser um filme marcante, porque o Scorsese filma muito bem. Por outro lado, mostra uma banda que acabou por ficar escondida do grande público. Já os melómanos estão fartos de saber quem é Robbie Robertson, Levan Helm e Richard Manuel”, diz Carlos Mesquita.

A escolha permite assim que algo esquecido apareça à superfície. Mas nesse filme-concerto desfilam dezenas de músicos convidados, vários ainda hoje conhecidos do “grande público”: são os casos de Bob Dylan, também Nobel da Literatura em 2016, e de Neil Young. A obra condensa assim uma política há muito inscrita no Cineclube: conjugar o óbvio e o escondido. “No Cinema em Noites de Verão, temos mostrado filmes para um público que sabe ao que vai e a um outro que passa, olha, ganha interesse e fica. As Canções e os Filmes obedecem ao mesmo critério”, explica o dirigente associativo.

Essa ponte é igualmente visível nas restantes dez canções que serão interpretadas pela banda composta por Zé Miguel (voz e guitarras), Marisa Oliveira (voz), Sandra Azevedo (voz), Nuno Fernandes (guitarras), Duarte Antunes (baixo elétrico), Cristiano Martins (teclado e harmónica) e ainda Pedro Gonçalves de Oliveira (bateria e percussão).

O alinhamento revisita City of Dreams, canção dos Talking Heads que integrou a banda sonora de True Stories, uma comédia de 1986 hoje pouco lembrada, precisamente realizada por David Byrne, mas também recria The circle game, canção de Joni Mitchell utilizada em Once Upon a Time in Hollywood (2019), a mais recente obra de Tarantino, bem como Whole lotta love, a canção dos Led Zeppelin que surge no documentário It might get loud (2008), de Davis Guggenheim.

Assim, ao longo do concerto, espera-se que as pessoas ouçam “canções reconhecíveis”, mesmo sem saberem às vezes de quem são, enquanto veem cinema sem o “fio condutor da estrutura narrativa”. “Com imagens do filme projetadas em simultâneo com o tema, temos um espetáculo não só visual, mas auditivo. Cada tema é um tema”, descreve Carlos Mesquita.

O responsável enaltece ainda o facto de se ter criado em Guimarães um projeto diferente do habitual para se musicarem os filmes. Orquestras a tocar bandas sonoras veem-se “muitas”, diz, mas bandas para tocar o reportório pop que se ouve no cinema “não se tem visto”. E o Cineclube não só organiza o espetáculo, como produz, já que os artistas da banda são de Guimarães ou estão ligados ao território.

 

“Cinema em Noites de Verão” não regressa à Oliveira

O Cineclube convida o público a ver cinema no centro histórico desde 1989, mas, a partir deste ano, vai fazê-lo com uma diferença substancial: a programação vai-se fixar definitivamente no largo Condessa do Juncal, deixando a Oliveira.

“Preferimos ter um público que vem com a intenção bem definida de assistir a um certo espetáculo do que ter um público mais ou menos indiferenciado, criando ali uma amálgama de públicos. Assim, não sei se teríamos o público que gostaríamos de ter”, justifica Carlos Mesquita. O programa de 2021 do “Cinema em Noites de Verão” vai ser anunciado “em breve”, adiantou o presidente do Cineclube ao Jornal de Guimarães.

 

Programa

Helpless*
The night they drove old dixie down*
Up on the cripple creek*
Caravan*
Forever young*

* todos estes temas do filme The last waltz

Scarborough fair (Lord of the rings)
Guaranteed (Into the wild)
Whole lotta love (It might get loud)
Circle game (Once upon a time in Hollywood)
You keep hangin' on (Once upon a time in Hollywood)
The house of the rising sun (Casino)
A hazy shade of winter (Less than zero)
City of Dreams (True stories)
La bamba (La bamba)
Mistery of love (Call me by your name)
The boxer (Intolerable cruelty)

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: