skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

AVE denuncia abate de árvores cinquentenárias na cidade

Redação
Ambiente \ sexta-feira, novembro 26, 2021
© Direitos reservados
A associação ambientalista lamenta o abate de choupos e plátanos “um pouco por toda a cidade”, nomeadamente no interior e no exterior da EB 2 e 3 João de Meira.

Há árvores “saudáveis e cinquentenárias”, como choupos e plátanos, que estão a ser abatidas ou amputadas sem “quaisquer motivos válidos”, denuncia a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE). Essas ações, promovidas pela Câmara Municipal, estão “a ocorrer um pouco por toda a cidade”, nomeadamente dentro do espaço da escola EB 2 e 3 João de Meira e na rua Almirante Gago Coutinho, nas imediações desse estabelecimento de ensino, sem que “se percebam os motivos e critérios para tal”.

“A Associação Vimaranense para a Ecologia expressa aqui o seu veemente protesto pelas ações que estão a ser promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães, através da sua empresa municipal Vitrus S.A., com participação de outra empresa privada - Madi Matos, exploração e comércio de madeiras”, declara o comunicado emitido pela AVE nesta sexta-feira.

Segundo a nota assinada pelo presidente da AVE, Jónatas Couto, é “incompreensível e inaceitável" o "abate de árvores com aquelas características e nas concretas circunstâncias, face ao conhecimento” obtido no local.

A associação frisa ainda que as “ditas alergias a choupos e plátanos”, eventualmente utilizadas como justificação para as operações, são “uma absoluta falsidade”, de acordo com um parecer de 2015 da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70