skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Basquetebol: derrota caseira com FC Porto encerra temporada vitoriana

Redação
Desporto \ domingo, maio 14, 2023
© Direitos reservados
Ao perder pela segunda vez nos quartos do play-off da Liga Betclic, a equipa de Miguel Miranda despediu-se da época 2022/23, exibindo, mais uma vez, qualidade ofensiva e fragilidades defensivas.

Depois do pesado 119-82 no Dragão Arena, a abrir o play-off da Liga Betclic masculina, o Vitória foi incapaz de sobreviver na prova ao regressar a casa este domingo: no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, os comandados de Miguel Miranda sofreram nova derrota às mãos do FC Porto, por 112-101, perderam a eliminatória por 2-0 e terminaram assim a época 2022/23.

Vários traços do primeiro jogo transpuseram-se a papel químico para o segundo: o equilíbrio do primeiro quarto, como espelha o 33-32 para os dragões na primeira interrupção, antecedeu um segundo período de claro descolar portista no marcador. Decorridos pouco mais de cinco minutos, o conjunto de Fernando Sá já vencia por 59-36, fixando uma diferença de 23 pontos, praticamente irrecuperável.

Doravante, o jogo resumiu-se ao brio da reação vitoriana, sempre na tentativa de encurtar o fosso o mais possível: até ao intervalo, os pupilos de Miguel Miranda reduziram a diferença para 21 pontos (47-68) e, no terceiro período, mitigaram um pouco mais a distância. Nos 10 minutos finais, o Vitória esteve sempre arredado da discussão do triunfo, mas ainda teve fôlego para encerrar o desafio com um parcial de 8-1 a seu favor que estabeleceu o resultado decisivo.

A eficácia vitoriana no lançamento cresceu face ao jogo um do play-off, dos 42,1 para os 56,1%, mas foi, contudo, insuficiente para igualar os 62,7% dos azuis e brancos, crucial para o desfecho do encontro. A nível individual, Phlandrous Fleming granjeou de novo o estatuto de melhor vitoriano em campo, com 28 pontos, cinco ressaltos e sete assistências. Zach Simmons, com um duplo-duplo (21 pontos e 10 ressaltos) e Jacob van Tubbergen (24 pontos) acompanharam esse rendimento de perto. No FC Porto, sobressaiu Marvin Clark, com 24 pontos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: