Bienal de Ilustração de Guimarães celebra a diversidade artística
A BIG 2025 arranca no dia 25 de outubro com uma programação cultural intensa. O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) recebe a exposição “Cristina Sampaio – A linha clara”, distinguida com o Prémio Carreira BIG 2025. No Palácio Vila Flor (CCVF), será inaugurada a mostra dedicada aos concorrentes ao Prémio Nacional BIG 2025, enquanto o Palacete de São Tiago acolhe “Ilda David – Amor de Perdição”.
Na Sociedade Martins Sarmento, em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek, estará patente a exposição de cartazes de cinema “Mão de ferro, luva de seda”, e o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA) apresenta “Vai e brinca!”, de Madalena Matoso, vencedora do Prémio BIG 2023.
O evento inclui ainda o ciclo de palestras “A Teia da Ilustração” (21 e 28 de novembro e 12 de dezembro), com curadoria do artista Tiago Manuel. Destinado ao público em geral, alunos e artistas, o ciclo é de participação gratuita mediante inscrição prévia. O programa inaugural encerra às 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu – CCVF, com o espetáculo “Desenhar os sons com a luz dos dedos”, com Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e António Jorge Gonçalves.
A diversidade de perfis e as obras selecionadas na 5.ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas. O corpo artístico presente — 191 obras de 95 ilustradores nacionais e internacionais — poderá ser apreciado nas várias exposições patentes nos principais espaços culturais da cidade.
A BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, organizada pela cooperativa MOTOR – Produção Cultural, com direção artística de Tiago Manuel e direção técnica de Rui Bandeira Ramos.