Bombeiros Voluntários de Guimarães têm uma nova ambulância de socorro
Os meios operacionais dos Bombeiros Voluntários de Guimarães foram reforçados. A corporação conta, agora, com uma nova ambulância, que foi apresentada no último sábado, dia 13 de dezembro, no evento "Chama do Futuro", promovido pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães. A par do novo veículo, o encontro foi ainda dedicado ao juramento de bandeira de novos elementos, à formação e à renovação geracional da corporação.
De acordo com o município de Guimarães, o “novo veículo vem reforçar a capacidade operacional da corporação e melhorar a resposta às situações de emergência no concelho”. A nova ambulância traduziu-se num investimento total de cerca de 86 mil euros, “integralmente financiado por uma empresa vimaranense e pelo apoio solidário da comunidade”.
Durante a cerimónia, realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, foi dada a conhecer a primeira escola de Infantes e Cadetes - composta por jovens entre os dez e os 16 anos. “Foi também apresentada, pela primeira vez em Guimarães, a criação do Curso Profissional de Bombeiros, a funcionar na Escola Secundária Francisco de Holanda”, nota a autarquia, em comunicado. Além disso, realizou-se ainda o juramento de bandeira de novos bombeiros.
"Este quartel é um lugar onde Guimarães encontra todos os dias a sua melhor consciência solidária, a sua prontidão e o seu coração mais generoso”, descreveu o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, no evento. No seu discurso, o autarca felicitou também, de forma particular, os "dez novos bombeiros e bombeiras que, após um ano de formação intensa, exigente e transformadora”, assumiram dedicar-se à comunidade.