skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Bragança visitou obra do centro da vila de Serzedelo e a Ponte do Soeiro

Redação
Política \ segunda-feira, agosto 14, 2023
© Direitos reservados
Presidente da Câmara acompanhado por Sofia Ferreira, vereadora das obras municipais, visitou duas obras que decorrem na vila de Serzedelo.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, visitou recentemente a intervenção eu está a ser feita em Serzedelo, no centro cívico da vila, uma obra que além de novas condições de acesso à autoestrada que vem garantir maior segurança.

A visita do líder máximo do município foi acompanhada pela vereadora das Obras Municipais, Sofia Ferreira, pelo presidente da Junta de Freguesia de Serzedelo, Cristiano Ferreira e também presentes Joaquim Carvalho, Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, e Fernanda Castro, Chefe da Divisão de Empreitadas.

A intervenção requalifica o centro cívico da vila, na área a envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Proteção, e dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região.

Será implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja Stª Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se a segurança dos peões.

Na zona envolvente ao cemitério será reperfilado o piso, mantidos alguns lugares de estacionamento automóvel, e dignificado o espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário e sua envolvente. Haverá um espaço com árvores, de várias espécies, e acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. Será ainda requalificada a EN310, com a criação de uma rotunda, reperfilamento e beneficiação do acesso à autoestrada.

Ponte do Soeiro também foi visitada

Domingos Bragança aproveitou também para acompanhar a obra de consolidação e restauro da Ponte do Soeiro, em Serzedelo, uma ponte que remonta à Idade Média e que é protegida enquanto património arqueológico, no âmbito da Carta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal.

A ponte, com cerca de 20m de comprimento e 3.8m de largura, apresenta como principais anomalias a obstrução parcial do vão do arco norte, por pedras e vegetação, irregularidades no topo dos paramentos, junto ao tabuleiro, e deformações na base do pegão sul e nos arcos norte e sul, bem como nos seus apoios. 

A intervenção vem restaurar e consolidar todas as estruturas deficientes da ponte, promovendo a sua reabilitação, conservação e valorização, através da preservação das suas características morfológicas, arquitetónicas e ambientais. O piso será nivelado e coberto com saibro, será colocado um muro baixo nas laterais do tabuleiro, como originalmente, e serão construídos muros em granito junto aos taludes das margens do rio.

 A circulação será interdita a veículos ligeiros e agrícolas, estando a sua utilização aberta a peões, velocípedes e motociclos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73