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BRT segue maioria do itinerário da EN101, mas preveem-se dois novos troços

Tiago Mendes Dias
Sociedade \ terça-feira, fevereiro 20, 2024
© Direitos reservados
Segmento em Fermentões, entre a EB 2/3 e a EN 101, e um outro a contornar a rotunda de Ponte são as novidades num traçado de 13 quilómetros entre a Alameda Alfredo Pimenta e Balazar, com 14 paragens.

A Estrada Nacional 101 (EN 101) é a coluna vertebral do bus rapid transit para ligar Guimarães e Braga, através das vilas de Ponte e de Caldas das Taipas, mas o traçado que consta dos estudos pedidos pela Câmara Municipal de Guimarães apresenta dois segmentos alternativos a essa estrada, em Fermentões e em Ponte.

Segundo a planta de localização para os ensaios geotécnicos e de caracterização de pavimentos na via de interconectividade de Guimarães com a rede ferroviária de alta velocidade, disponível no portal Base.Gov, o traçado previsto liga a Alameda Alfredo Pimenta – local para onde está prevista a estação de BRT da cidade – e Balazar. Ao longo de 13 quilómetros, até à fronteira com Braga, prevêem-se quatro locais de park & ride – estacionamento permitido apenas a quem usa o BRT – e 10 bolsas de estacionamento.

Nesse sentido, o percurso diverge pela primeira vez do eixo viário principal no entroncamento de Caneiros, seguindo por uma via entre a EN 101 e a Escola EB 2 e 3 Fernando Távora, até desembocar no lugar do Paço, ainda em Fermentões, já depois da rotunda de acesso à estrada para Silvares. Esse segmento, de 1,55 quilómetros, destina-se apenas aos veículos do serviço BRT e a peões.

Em Ponte, o itinerário volta a afastar-se da EN 101 ainda na reta de Toriz; surge então um traçado alternativo de 635 metros, contíguo às traseiras da Junta de Freguesia de Ponte que vai confluir para lá da rotunda com uma farmácia e um quiosque, de intersecção com a Estrada Municipal 583. É precisamente nesse ponto que estará uma das 14 paragens do traçado, essa com a particularidade de se erguer no centro da faixa de rodagem, servindo os dois sentidos da via dedicada para autocarros. Ao lado, estarão as duas vias para automóveis e no exterior os passeios.

A planta para os estudos geotécnicos, que, segundo a publicação de 10 de janeiro no Base.Gov, foram adjudicados à empresa Argonvia, por 47 mil euros, mostra que o BRT circula nos corredores mais centrais da estrada na maior parte dos 13 quilómetros; as exceções são alguns pontos de estrangulamento nos quais o BRT circula no meio, mas só num sentido, e no centro das Taipas. O documento prevê sondagens na rua de Santo António, uma vez que se propõe que linha de BRT atravesse a vila termal mesmo numa praça recentemente criada e apenas pedonal.

A partir da rotunda de acesso a São Martinho de Sande, outra das paragens de BRT, o itinerário aproveita a totalidade da EN 101 até Balazar, mas aí surge na equação um possível ramal até ao Avepark; a planta menciona uma via dedicada de 2,7 quilómetros para BRT, ao longo da EN 310, até ao parque de ciência e tecnologia de Barco.

Os testes geotécnicos para a ligação por BRT de Guimarães à futura rede de alta velocidade, com estação prevista para Braga, surgem depois dos protocolos que garantem um milhão de euros para estudos, em maio do ano passado.

CRONOLOGIA BRT / METROBUS

22 de setembro de 2020 | É apresentado o Programa Nacional de Investimentos 2030, com a previsão de 200 milhões de euros para 25 quilómetros de ligação por autocarro em via dedicada (BRT) entre Guimarães e Braga.

29 de julho de 2021 | Especialista em transportes da Universidade do Porto, Álvaro Costa considera adequada uma via dedicada para BRT ao longo da EN 101, no âmbito de um estudo para a melhoria da mobilidade intraconcelhia.

10 de novembro de 2022 | José Mendes apresenta, em reunião de Câmara, o estudo para a ligação de Guimarães à alta velocidade. Nele, considera que a ligação a Braga é a solução mais adequada, prevendo-se necessário um investimento de 80 milhões de euros para uma conexão de 45 minutos.

13 de março de 2023 | Verba de um milhão de euros para o projecto de ligação por BRT entre Guimarães e Braga inscrita no orçamento do Fundo Ambiental para 2023, conforme despacho publicado em Diário da República

03 de maio de 2023 | Em cerimónia decorrida no Paço dos Duques de Bragança, Câmara Municipal assina protocolos com o Ministério do Ambiente e Ação Climática, Fundo Ambiental e com a Câmara Municipal de Braga para estudos para ligação por BRT.

05 de janeiro de 2024 | Câmara de Guimarães adjudica à empresa Argonvia estudos geotécnicos e de pavimentos para o canal de BRT por 47 mil euros.

[ndr] Artigo originalmente publicado na edição de fevereiro do Jornal de Guimarães, que se encontra nas bancas. 

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