Caldos, sopas e papas: a 16 e 17 de novembro há a segunda mostra
Foi apresentada oficialmente a II Mostra de Caldos, Sopas e Papas de Guimarães, um evento promovido pela Confraria Terras de Vimaranes em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães. O evento volta a realizar-se na Cooperativa Agrícola, em Creixomil, no fim-de-semana de 16 e 17 de novembro.
Nesta segunda edição, a Mostra de Sopas contará com 32 tipos de sopas, doces conventuais, petiscos e vinhos locais, sendo que a iniciativa reunirá 30 expositores, 20 cozinhas e quatro quintas da região, celebrando a riqueza gastronómica e cultural local.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou que esta iniciativa procura “integrar a tradição das nossas sopas numa visão de sustentabilidade ambiental, valorizando os produtos da terra, respeitando a sua sazonalidade e promovendo práticas ecológicas que também refletem o que temos de melhor na nossa gastronomia. Queremos levar os nossos produtos do prado ao prato".
"Este projeto é mais um passo na promoção de um turismo sustentável em Guimarães, onde os visitantes podem experimentar a autenticidade dos sabores locais enquanto apoiamos produtores locais, práticas agrícolas sustentáveis e reduzimos o impacto ambiental”, concluiu.
Já Mário Moreira, presidente da Confraria Terras de Vimaranes, anunciou uma novidade: a iniciativa Sopa no Mercado. Uma vez por mês, a Confraria estará no Mercado de Guimarães para promover produtos sazonais, utilizando ingredientes frescos da época na confeção de sopas.
Além da diversidade de sopas, a Mostra oferecerá atividades interativas, como showcookings, debates e animação cultural, culminando com um encerramento musical protagonizado por Maria João Soares e Beatriz Costa.
A iniciativa envolve também a participação de 13 instituições e permitirá que estudantes da região ganhem experiência e contato com o mercado, contribuindo para preservar a tradição e apoiar os produtores locais. Com uma forte preocupação com a sustentabilidade, a II Mostra das Sopas convida todos a saborear a essência de Guimarães e do Minho, num evento que celebra o paladar, a tradição e o futuro da gastronomia local.