skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara Municipal atribui subsídio de 118 mil euros aos Bombeiros das Taipas

Bruno José Ferreira
Freguesias \ quinta-feira, fevereiro 04, 2021
© Direitos reservados
O executivo municipal delibera na próxima segunda-feira, em reunião, a atribuição de um subsídio no valor de 118 077,92 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

A atribuição deste apoio surge conforme está previsto na lei de bases da Proteção Civil, disponibilizando o município 320 mil euros para as duas corporações de bombeiros do seu território, os Bombeiros de Guimarães e os Bombeiros das Taipas.

Os Bombeiros das Taipas recebem, então, um apoio de 118 077,92 euros, enquanto que os Bombeiros de Guimarães recebem um subsídio de 201 922,08 euros. A divisão destes subsídios faz-se tendo em conta critérios como a área e a população abrangida, número de bombeiros e número de ocorrências, entre outros critérios.

Na proposta que vai à discussão dos vereadores o município destaca que “as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Caldas das Taipas são instituições que se distinguem pelos serviços que prestam à comunidade e à causa pública, atuando, de imediato, em situações de emergência e catástrofe. Para além da sua atividade regular, estas instituições participam ativamente nas Comissões Municipais de Proteção Civil, da Defesa da Floresta Contra Incêndios, no Conselho Municipal de Segurança, nos simulacros organizados pela autarquia, pelas escolas e outras instituições, bem como em todos os eventos que, pela sua natureza, necessitam de um acompanhamento especial dessas corporações”.

Na mesma nota o município dá conta que, em virtude da pandemia, as corporações de bombeiros enfrentam dificuldades acrescidas, nomeadamente devido à necessidade de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: