skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Câmara promete defender novo serviço de Intercidades junto do Governo

Tiago Mendes Dias
Política \ domingo, dezembro 28, 2025
© Direitos reservados
Após intervenção da CDU sobre transportes na Assembleia Municipal, Ricardo Araújo disse haver pouca abertura do Governo para regresso do Alfa, mas diz ser defensável aumentar horários do Intercidades.

O Governo não demonstra “grande abertura” para o regresso à estação ferroviária de Guimarães do Alfa Pendular, o comboio mais rápido a circular sobre carris em Portugal, com uma velocidade máxima de 220 quilómetros por hora, mas é “perfeitamente defensável” aumentar os horários do serviço de Intercidades entre a cidade-berço e Lisboa, defendeu o presidente da Câmara Municipal, durante a Assembleia Municipal.

Na sessão de 22 de dezembro, Ricardo Araújo expressou essa posição após uma intervenção da CDU sobre ferrovia. O deputado Torcato Ribeiro defendeu o regresso do Alfa Pendular, comboio que deixou de chegar a Guimarães em março de 2020, com a difusão da pandemia de covid-19 por todo o país e o confinamento associado, e o aumento dos horários do serviço de Intercidades em 2026, ano em que Guimarães vai ser Capital Verde Europeia.

“Aguardamos a devolução do Alfa a Guimarães por parte do Governo ou, pelo menos, como a CDU já propôs, mais dois horários de Intercidades. A ligação direta de comboio de Guimarães a Lisboa é essencial, sobretudo no ano de 2026, em que não vamos ser um concelho perfeito, mas com passos firmes para a sustentabilidade", proferiu.

O Intercidades, serviço operado pela Comboios de Portugal desde 1988 e que chegou a Guimarães em 2004, por ocasião das obras para o Euro2004, dispõe de comboios em que a locomotiva e a carruagem se articulam para uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora, só atingida em determinados troços da linha ferroviária. O serviço foi interrompido em março de 2020, mas reativado em 31 de maio desse ano, funcionando uma vez por dia entre a estação de Santa Apolónia, em Lisboa, e Guimarães, com partida às 11h30 e chegada às 15h42 – viagem de quatro horas e 12 minutos –, e uma vez no sentido inverso, entre as 16h49 e as 21h00.

Já o serviço de Alfa Pendular chegou a Guimarães em 1 de maio de 2016, um domingo, numa viagem inaugural entre Santa Apolónia e Guimarães, que se iniciou às 8h00 e concluiu às 11h53 – três horas e 53 minutos de viagem – e também funcionou uma vez por dia em cada sentido até ao encerramento do serviço há mais de cinco anos. O assunto foi alvo de inúmeras discussões em posteriores reuniões de Câmara, em sessões da Assembleia Municipal e na Assembleia da República (AR), sem se consumar o regresso.

Deputado na AR entre abril de 2024 e outubro de 2025, Ricardo Araújo assumiu ter-se reunido com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para defender o regresso do Alfa Pendular e a consolidação do Intercidades, objetivo que considera mais exequível.

“Desde essa reunião nunca vi grande abertura para o regresso do serviço Alfa por várias razões. Mas creio que, pelo menos, a introdução de um novo serviço rápido de Intercidades de longo curso, de Guimarães até Lisboa, é perfeitamente defensável. E isso não vou deixar de defender. Está nas minhas mãos defender isso de forma clara junto do Governo. Não abdicarei de o fazer”, realçou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia