Círculo de Arte e Recreio lembra Santos Simões no dia do 84.º aniversário
O programa de aniversário do Círculo de Arte e Recreio (CAR) está já em marcha e tem o seu epicentro nesta quarta-feira, dia em que se assinalam precisamente os 84 anos da associação cultural. A oitocentista Casa de Agra, sede do CAR, recebe, a partir das 18h00, o lançamento de “Histórias da Resistência e da Liberdade em Guimarães”, livro de Fernando Capela Miguel em homenagem a Joaquim Santos Simões, opositor do Estado Novo, professor e principal dinamizador cultural da cidade-berço na segunda metade do século XX; no CAR, criou o Teatro de Ensaio Raul Brandão e divulgou a obra de Gil Vicente.
O dia encerra com o momento do bolo de aniversário, às 21h30, no qual vão participar as tunas académicas da Universidade do Minho. A celebração dos 84 anos dá-se depois de a instituição presidida por Filipa Pereira ter promovido um concerto em 08 de novembro – Nádia Campos, Guilherme Melo, Paulo Rodrigues e Ana Silva foram os protagonistas – e uma conversa no dia 09, intitulada “Memórias, contos e histórias do CAR”, com António Pastor e Fernando Capela Miguel.
O programa de aniversário inclui ainda um concerto da dupla formada por Filipe Bessa, na voz, e Telmo Ribeiro, na guitarra, na próxima sexta-feira, a partir das 21h30, um quiz de aniversário em 24 de novembro, a partir das 22h30, e encerra com o almoço de aniversário, marcado para as 13h00 de 25 de novembro, numa quinta na freguesia de Oleiros, na área ocidental do concelho de Guimarães.