skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Carax e o amor, a empatia de Reichardt, um diário: o que roda no Cineclube

Redação
Cultura \ segunda-feira, agosto 23, 2021
© Direitos reservados
Setembro conta com sete dias de programação. Os mais recentes filmes de Kelly Reichardt e Leos Carax são destaques, mas também há tempo para os mais novos e para o cinema luso, com Diários de Otsoga.

Prestes a terminar a programação de agosto do Cinceclube, há já novas fitas a caminho de Guimarães. Pela mão da associação cultural chegam à cidade-berço os mais recentes projetos do realizador francês Leos Carax, da norte-americana Kelly Reichardt, mas também produções portuguesas: a ode ao verão e ao comunitarismo presente em Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, roda em 26 de setembro de 2021, às 21h00, Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

As sessões repartem-se pelo Pequeno e Grande Auditório do CCVF e as sete programadas começam às 21h00. Os cineclubistas vão poder ver em sala, logo no princípio do mês, no dia 05 de agosto, o último de Leos Carax: Annette (2021), com Adam Driver e Marion Cotillard, é mais uma viagem alucinante do realizador de Holy Motors (2002) e The Lovers on the Bridge (1991), que explora a relação amorosa entre um comediante de stand-up e uma cantora de ópera.

O Cineclube de Guimarães acolhe dois dias mais tarde, no dia 07, o olhar empático e minimalista de Kelly Reichardt, cujo último filme, First Cow (2020), prossegue a exploração da solidão e ligações que desenvolvemos. 26 anos depois do primeiro filme, River of Grass, o filme da autora de projetos como Old Joy (2006) ou Wendy and Lucy (2008) foi universalmente aclamado pela crítica.

No alinhamento para o mês de setembro há também espaço para a produção nacional. Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes (Tabu e As Mil e Uma Noites), passa por Guimarães em 26 de setembro. Numa espécie de cronologia invertida, conta a história de três amigos que "constroem juntos um borboletário". “Durante meses, partilham a casa, as tarefas e as próprias vidas”, lê-se na sinopse.

Até ao final do mês ainda há espaço para filmes para os mais novos - Boss Baby: Negócios de Família – e o mundo violento de Abel Ferrara. Mas antes de a programação de setembro saltar para o ecrã ainda há dois filmes para ver este mês: no Largo Condessa do Juncal, no dia 25, é exibido Bem Bom, filme sobre as Doce; um dia mais tarde, é John Wayne o protagonista da noite com a mostra de A Desaparecida, filme de John Ford estrado em 1956.

Veja aqui toda a programação:

Domingo, 5 de setembro de 2021, 21h. Grande Auditório do CCVF.
Annette
De Leos Carax
Com Marion Cotillard, Adam Driver, Simon Helberg, Rila Fukushima
2021 | M/14 | 139 min.
Los Angeles, EUA. Henry (Adam Driver) é um famoso comediante de “stand-up”; Ann (Marion Cotillard) é uma cantora de ópera reconhecida mundialmente. Os dois estão apaixonados e vivem felizes. Mas quando nasce a primeira filha, uma menina a quem dão o nome de Annette, a sua vida muda radicalmente.

Terça-feira, 7 de setembro de 2021, 21h. Pequeno Auditório do CCVF.
First Cow - A Primeira Vaca da América
De Kelly Reichardt
Com Alia Shawkat, John Magaro, Dylan Smith, Ryan Findley
2019 | M/12 | 122 min.
Oregon (EUA), início do século XIX. Cookie é contratado como cozinheiro por um grupo de caçadores. Com o tempo, torna-se amigo de King-Lu, um rapaz chinês que, tal como ele, cresceu na pobreza sem nunca perder a esperança numa vida melhor. Certo dia, os dois têm uma ideia de negócio que pode mudar as suas vidas: vender biscoitos. A sociedade torna-se um grande sucesso, com as vendas a aumentar de dia para dia. 


Terça-feira, 21 de setembro de 2021, 21h. Pequeno Auditório do CCVF.
Billie
De James Erskine
2019 | M/12 | 98 min.
Durante os anos 1970, a jornalista Linda Lipnack Kuehl (1940-1978) gravou mais de 200 horas de entrevistas com músicos, amigos, familiares e amantes de Billie Holiday (1915-1959), lenda do jazz e uma das vozes mais amadas do século XX. Todo esse material tinha como objectivo uma biografia que Linda nunca chegaria a completar.

Domingo, 26 de setembro de 2021, 21h. Grande Auditório do CCVF.
Diários de Otsoga
De Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes
Com Crista Alfaiate, Carloto Cotta , João Nunes Monteiro 
2021 | M/12 | 101 min.
Crista, Carloto e João (Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro) são três amigos que, em tempos de pandemia, decidem construir juntos um borboletário. Durante meses, partilham a casa, as tarefas e as próprias vidas.  

Sábado, 25 de setembro de 2021, 17h. Grande Auditório do CCVF
Boss Baby: Negócios de Família
The Boss Baby: Family Business, de Tom McGrath
2021 | M/6 | 107 min.
Os irmãos Templeton – Tim e o seu irmãozinho, o Boss Baby Ted – tornaram-se adultos e afastaram-se um do outro. Tim é agora casado e um pai de família que passa os dias em casa. Ted é CEO de uma grande empresa. Mas um novo Boss Baby, com uma abordagem inovadora e com uma atitude positiva, está prestes a reuni-los novamente… e a inspirar um novo negócio de família.

Terça-feira, 28 de setembro de 2021, 21h. Pequeno Auditório do CCVF.
O Joelho de Claire
Le Genou de Claire, de Eric Rohmer
Com Jean-Claude Brialy, Laurence de Monagahan, Aurora Cornu 
1970 | M/12 | 106
Numa mansão à beira de um lago, durante as férias de Verão, coabitam adolescentes e pessoas de meia-idade. A vida é vivida mais como uma ideia do que como uma série de actos, pois estes personagens são uma subtil mistura da realidade e fantasias literárias. Um diplomata em férias seduz uma jovem, num "acto de vontade pura", mas tem uma reacção inesperada, no último momento.

Quinta-feira, 30 de setembro de 2021, 21h. Grande Auditório do CCVF
Lethes, de Eduardo Brito
Com Beatriz Brás, Tânia Dinis
2021 | M/12/ 16 min.
Há na montanha uma aldeia e na aldeia uma casa, onde Ema repete gestos e tarefas: trata da avó, caminha, lê, espera. Ali está ela, entre o isolamento e o cuidado. Até que um dia, o ciclo se quebra: o que aconteceu na casa da montanha?
+
Sibéria, de Abel Ferrara
Com Willem Dafoe, Dounia Sichov, Simon McBurney, Cristina Chiriac
2020 | M/16 | 92 min.
Clint, um norte-americano solitário, mudou-se para a Sibéria em busca da paz e tranquilidade de que tanto precisava. Um dia, insatisfeito com aquilo em que a sua vida se tornou, mete-se num trenó e avança sem destino pela neve. Ao encontrar uma gruta, deixa-se ficar. Ali, acaba por fazer uma análise do passado, mergulhando numa jornada interior que o levará a muitos lugares diferentes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70