skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Desfiles pelo concelho encerram ciclo de Carnaval em Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, fevereiro 21, 2023
© Direitos reservados
Após inúmeros cortejos escolares na sexta-feira, os ritmos do samba em Nespereira no domingo e a enchente no Toural, esta terça-feira reserva desfiles em Pevidém, São Torcato, Briteiros e Oleiros.

É terça-feira, é Carnaval e centenas de foliões saem à rua para uma festa que ninguém leva a mal; ou pelo menos, assim se espera. As celebrações começaram na sexta-feira com inúmeros desfiles dos jardins de infância e das escolas por todo o concelho de Guimarães e encerram esta terça-feira com desfiles vespertinos em Pevidém, São Torcato e Oleiros, bem como os números associados ao Entrudo, celebração à componente religiosa desta data, que assinala a transição para a quarta-feira de Cinzas e para a Quaresma, no calendário da Igreja Católica.

O cortejo de Pevidém é, por norma, o mais concorrido de Guimarães, com milhares de mascarados, em múltiplas cores, formas e feitios, a percorrerem as principais ruas da vila, a partir das 15h00. Essa animação está, aliás, em curso desde sexta-feira, com o desfile infantil, que precedeu a animação de rua de sábado, o número de Rogar ao Entrudo no domingo e a festa de segunda-feira à noite num bar, em São Jorge de Selho. À noite, a partir das 21h30, vai decorrer o Enterro do Entrudo, no recinto da feira semanal, à semelhança do que acontece em Caldas das Taipas, com o Enterro do Arturinho, a partir das 21h00, com início no Largo de Santo António e fim no pontilhão sobre o Rio Ave.

Ainda durante a tarde, também a partir das 15h00, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais organiza um cortejo pelas principais ruas de São Torcato. Pela mesma hora, também há desfile em Oleiros, com os foliões a concentrarem-se junto à igreja de São Vicente meia hora antes. Organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, o evento prevê ainda uma entrega de prémios às 16h00, uma sessão de cantares ao desafio com Cristiana Sá e Augusto Moreira, às 17h00, a leitura do testamento do Caipirinha, às 18h00, antes do Enterro do Entrudo, às 18h30.

Já a Casa do Povo de Briteiros organiza também a partir das 15h00 um cortejo pela União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, seguindo-se a entrega dos diplomas de participação e prémios para os melhores mascarados às 16h30 e o ritual fúnebre do Arturinho, com queimada galega, a partir das 20h45. 

No fim de semana, o desfile organizado pela Associação Carnavalesca de Nespereira no domingo à tarde encheu as ruas da freguesia com cor, carros alegóricos e ritmos inspirados no samba brasileiro. Na segunda-feira à noite, o Toural ficou repleto para uma festa de véspera de Carnaval com quatro DJ’s, organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: