skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CDU exige “meios materiais e humanos” para se evitar isolamento dos idosos

Redação
Sociedade \ segunda-feira, maio 17, 2021
© Direitos reservados
Mariana Silva criticou ainda a pobreza que se abate sobre as pessoas mais velhas, na visita à Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães.

A candidata da CDU à Câmara Municipal de Guimarães nas Autárquicas deste ano defende que é “preciso aumentar os meios materiais e humanos para se eliminar a privação de convívio social” a que vários idosos estão hoje sujeitos, com “sérias repercussões sobre a saúde mental”, numa visita à Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães.

Mariana Silva realçou que a coligação entre PCP e PEV sempre esteve contra os encerramentos dos centros de dia e das extensões de saúde aos idosos, privilegiando o aumento da oferta de transportes públicos, dos serviços públicos domiciliários e a criação de mecanismos que facilitam o acesso à alimentação, aos medicamentos, ao convívio, ao associativismo e à habitação para uma “vida autónoma de qualidade e socialmente digna”.

Para a ainda deputada na Assembleia da República pelos ecologistas, os idosos recebem geralmente “reformas muito baixas”, ficando alguns em situações “abaixo do limiar da pobreza”. Essas circunstâncias não resultam da pandemia, frisou Mariana Silva, mas do facto de o Estado se demitir da “responsabilidade direta no que diz respeito às redes de equipamentos de cuidados e estruturas residenciais para cidadãos idosos” e de a autarquia nada fazer para “contrariar essa tendência”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: