skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Chegaram a Guimarães cerca de 60 refugiados ucranianos esta terça-feira

Redação
Sociedade \ terça-feira, março 15, 2022
© Direitos reservados
A grande maioria será integrada nas suas famílias, um grupo fica nas instalações da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Cerca de seis dezenas de refugiados do conflito na Ucrânia chegaram esta terça-feira a Guimarães, numa iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal, através da Rede de Solidariedade, em articulação com a CIM do Ave.

"A grande maioria dos cidadãos que viajaram para Portugal serão integrados nas suas famílias, enquanto um grupo fica nas instalações cedidas pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco", indica o município em comunicado.

Desde que espoletou a guerra na Ucrânia, a Câmara Municipal de Guimarães está em articulação com as organizações locais, nomeadamente as Juntas de Freguesia, empresas e instituições a fim de apoiar com a recolha e entrega de bens, assim como a logística para acolher refugiados deste conflito.

Ainda na passada segunda-feira, saiu de Guimarães um camião com cerca de 24 toneladas de bens para uma das zonas de apoio ao conflito na Ucrânia, a fim de apoiar as pessoas vulneráveis desta guerra. Esta iniciativa contou com o apoio da empresa Amtrol-Alfa, ao ceder o camião TIR que partiu carregado de bens humanitários para ajudar os refugiados ucranianos.

Está disponível uma Linha de Apoio (967 360 661) assim como o e-mail: pelapaznaucrania@cm-guimaraes.pt, onde devem ser esclarecidas todas as dúvidas dos cidadãos que pretendam manifestar a respetiva solidariedade a favor das pessoas vulneráveis no conflito da Ucrânia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70