skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cidades ucranianas: Guimarães ajuda à reconstrução, é a única do país

Redação
Sociedade \ quarta-feira, janeiro 11, 2023
© Direitos reservados
Projeto "Sustainable Rebuilding of Ukrainian cities”, lançado pela rede Eurocities, engloba 36 cidades europeias. Guimarães faz parte e terá uma equipa multidisciplinar.

Guimarães integra um projeto europeu, lançado pela rede Eurocities, no qual se projeta a reconstrução de cidades ucranianas que estão a ser fustigadas pela guerra. O município terá uma equipa multidisciplinar com o intuito de “contribuir ativamente para a reconstrução” dessas cidades.

A iniciativa surge no âmbito do projeto "Sustainable Rebuilding of Ukrainian cities”, que agrega 36 cidades europeias, sendo Guimarães a única cidade do país a participar, “partilhando o seu conhecimento técnico e científico nas áreas da «Economia Circular e Gestão de Resíduos» e «Espaço público inclusivo/habitável e planeamento urbano integrado»”.

O trabalho que a cidade de Guimarães tem vindo a desenvolver nestas áreas da sustentabilidade, assim como as estratégias participativas e de envolvimento dos cidadãos, levou à escolha do concelho para a integração no "Sustainable Rebuilding of Ukrainian cities”, que resulta de uma proposta debatida entre as cidades que integram a Eurocities. O projeto adveio da última Assembleia-Geral da Rede Europeia de Cidades EuroCities (em Espoo, na Finlândia), onde Guimarães esteve representada.

Ainda no seguimento do trabalho Guimarães tem realizado para o apoio à Ucrânia, importa sublinhar que o Laboratório da Paisagem, entidade participada pelo Município de Guimarães, aderiu à iniciativa “Science For Ukraine", acolhendo uma investigadora na área da Economia Circular. Trata-se de um grupo comunitário internacional de pesquisadores e estudantes voluntários, cuja missão é apoiar a comunidade académica da Ucrânia, garantindo a continuidade da sua presença junto das comunidades científicas após o conflito com a Rússia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70