skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

City Nature Challenge reúne 230 participantes e identifica 86 espécies

Redação
Ambiente \ quarta-feira, maio 17, 2023
© Direitos reservados
Salamandra-lusitânica e mariposa-esfinge-colibri são alguns dos registos que sobressaíram entre 28 de abril e 01 de maio. Guimarães foi a única representante lusa entre centenas de cidades no mundo.

Guimarães aderiu à edição de 2023 do City Nature Challenge através do Laboratório da Paisagem e os 230 participantes identificaram fauna e flora de 86 espécies distintas, em mais de 100 observações, informa a instituição dedicada à investigação sobre o meio ambiente, sediada em Creixomil, junto ao rio Selho. Artrópodes, plantas e aves foram novamente os grupos mais destacados nas observações realizadas pelos participantes, acrescenta o comunicado.

Entre as descobertas destaca-se uma espécie vulnerável, a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), cujo registo consta em pouquíssimos locais no concelho vimaranense. A sua presença revela a importância da preservação dos habitats naturais para a sobrevivência de espécies únicas e endémicas.

Outra observação notável foi a identificação de uma pequena mariposa, a mariposa-esfinge-colibri (Macroglossum stellatarum), uma das borboletas mais interessantes da fauna portuguesa, apesar de comum no país. A sua presença na região enfatiza a relevância dos espaços verdes urbanos como corredores ecológicos para a fauna local. É capaz de se alimentar em pleno voo, mantendo-se quase imóvel enquanto bate as asas a uma velocidade surpreendente.

Os registos obtidos entre 28 de abril e 01 de maio são agora parte da base de dados da Biodiversidade de Guimarães, que “permanece aberta à participação contínua de todos os interessados” através da aplicação móvel gratuita Biodiversity GO!.

Investigadora do Laboratório da Paisagem, Ana Pinheira realçou que a iniciativa permitiu “fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza”. “É gratificante ver a população envolvida na conservação da biodiversidade e a descobrir a importância dos nossos ecossistemas locais e formas de proteger as espécies”, vinca a investigadora.

Guimarães foi a única cidade portuguesa a aderir neste ano ao City Nature Challenge, iniciativa criada em 2016, num formato de competição entre as cidades norte-americanas de São Francisco e Los Angeles, ambas na Califórnia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: