skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CME de Educação quer transportes grátis para os estudantes de Guimarães

Redação
Educação \ sexta-feira, novembro 04, 2022
© Direitos reservados
Proposta do Conselho Municipal de Educação aprovada sem votos contra.

O Conselho Municipal de Educação de Guimarães, um órgão consultivo que reúne representantes da comunidade escolar vimaranense, tendo sida aprovada uma proposta que pede a gratuitidade dos transportes, bem como acesso aos equipamentos culturais e espetáculos aos estudantes vimaranenses.

Apresentada por Francisco Teixeira, representante dos professores do ensino secundário, a referida proposta foi aprovada sem votos contra na reunião que durou cerca de três horas, contando com sensivelmente sete dezenas de pessoas.

A sugestão tem como base três pilares fundamentais, em que é proposto:

1.Que os transportes públicos a operar em território municipal sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, independentemente dos seus circuitos escolares e domésticos ou da sua relação direta com o circuito escolar.

2.Que o acesso aos equipamentos municipais de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães.

3.Que o acesso aos eventos de cultura, desporto, educação, e outros, sejam integralmente gratuitos para todos os jovens em idade escolar a residir ou estudar em Guimarães, desde que tenham sido subsidiados em pelo menos 50% do seu orçamento global.

Sendo este órgão consultivo, compete agora à Câmara Municipal de Guimarães avaliar a sua implementação, ou não, e os moldes em que se pode processar.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: