skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Com 10 espetáculos em agenda, o GUIdance regressa em 2022

Hugo Marcelo
Cultura \ quarta-feira, dezembro 15, 2021
© Direitos reservados
Programa da 11.ª edição ficou a ser conhecido esta quarta-feira. O GUIdance é um dos eventos que marca as celebrações dos 10 anos de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Depois de um ano de interregno, o GUIdance está de regresso às salas vimaranenses em 2022. Esta quarta-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), ficou a ser conhecido o programa da 11.ª edição que irá decorrer de 3 a 12 de Fevereiro do próximo ano e que marca as celebrações dos 10 anos de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Segundo Rui Torrinha, diretor artístico do GUIdance, esta 11.ª edição é "simbólica" porque retoma "configuração original do festival" depois de uma paragem forçosa fruto da pandemia covid-19. O programa assenta na "ideia da passagem entre dois mundos": retenção e 'mundança' são as duas palavras chave, Rui Torrinha explica porquê. "Esta edição fala sobre retenção que os corpos foram forçados neste tempo tão distinto e como essa opressão influenciou o ato criativo e o nosso comportamento. A palavra 'mundança', surge da fusão entre as palavras mundo e dança e é uma “utopia” adotada desde da primeira edição", disse.

Ricardo Freitas, diretor executivo d'A Oficina, começou por parabenizar o trabalho de Rui Torrinha, pois acredita que esta edição "possui tudo aquilo que a A Oficina faz ao longo do ano". O diretor salientou ainda a questão da política de bilheteira que não irá sofrer nenhuma alteração e considera determinante manter a missão da "democratização do acesso à cultura".

Para Paulo Lopes Silva, este festival será o primeiro "evento âncora" que marca as celebrações dos 10 anos da distinção de Guimarães como Capital Europeia da Cultura. O vereador acredita que o GUIdance "tem tido a capacidade de voltar a inscrever na programação de Guimarães uma disciplina que tem anos de história na cidade: a dança contemporânea", referiu. 

A 11.ª edição do GUIdance abarca 10 espetáculos que se irão realiza entre os dias 3 e 12 de Fevereiro de 2022, no Centro Cultural Vila Flor, O Centro de Artes José de Guimarães e a Fábrica ASA. Os ingressos para o evento já se encontram disponíveis no site d'A Oficina.

Programa:

ESCALA

Qui 3 Fev, 21h30
CCVF / Grande Auditório

TANZANWEISUNGEN (IT WON’T BE LIKE THIS FOREVER)

Sex 4 Fev, 21h30
FÁBRICA ASA / Black Box

SAHASRARA

Sáb 5 Ffev, 18h30
CIAJG / Black Box

KIND

Sáb 5 Fev, 21h30
CCVF / Grande Auditório

SONS MENTIROSOS MISTERIOSOS

Dom 6 Fev, 16h00
Seg 7 Fev, 10h30 e 15h00
CCVF /  Pequeno Auditório

UM GESTO QUE NÃO PASSA DE UMA AMEAÇA

Qua 9 Fev, 21h30
CCVF /  Pequeno Auditório

O SUSTO É UM MUNDO

Qui 10 Fev, 21h30
CCVF / Grande Auditório

CABRAQIMERA

Sex 11 Fev, 21h30
Fábrica ASA / Black Box

BODY MONOLOGUE

Sáb 12 Fev, 18h30
CIAJG / Black Box

HANDS DO NOT TOUCH YOUR PRECIOUS ME

Sáb 12 Fev, 21h30
CCVF / Grande Auditório

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70