skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Comércio tradicional anuncia “velório”: Faixas negras nas montras

Redação
Sociedade \ sábado, dezembro 17, 2022
© Direitos reservados
Protesto contra a medida anunciada pelo município de fechar o trânsito em algumas artérias do centro da cidade.

Várias lojas da zona central de Guimarães apresentam-se este sábado, numa medida para o fim-de-semana, com faixas negras nas respetivas montras, como forma de protesto contra as medidas da Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente o anúncio do fecho do trânsito na Rua de Santo António e na parte norte do Toural e da Alameda.

Contra o corte do trânsito, a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) é a promotora desta iniciativa, numa fase em que, em virtude da Programação Guimarães Cidade Natal, têm sido feitos cortes temporários do trânsito em algumas artérias da cidade.

Este tem sido, de resto, um tema muito debatido nos últimos tempos, tendo sido abordado na última reunião de câmara – realizada na quinta-feira – e ainda ontem na assembleia municipal. O presidente da câmara, Domingos Bragança, anunciou que a medida do corte “é para avançar”, referindo que serão feitas obras nas ruas em causa para nivelar o passeio e a estrada.

Essa medida não agrada à ACTG, que tem criticado também a animação de Natal, considerando-a insuficiente para atrair gente. “Uma má iniciativa provocada pela Câmara Municipal” pode ler-se nos cartazes colocados em algumas lojas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: