skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Concertos, missas, meditações: o Órgão da Oliveira ressoa em dezembro

Redação
Cultura \ quarta-feira, novembro 17, 2021
© Direitos reservados
Oito anos depois de ter sido restaurado do silêncio, o órgão de tubos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira é novamente o foco das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira
Concertos de música sacra, visitas guiadas musicais, missas solenizadas com órgão e meditações musicais. De 01 a 08 de dezembro, a Igreja da Colegiada da Oliveira volta a receber as Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, uma iniciativa que tem no órgão da Oliveira o centro das atenções. Datado do século XIX, é uma obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho e é o segundo maior órgão histórico do Norte de Portugal.

Os concertos realizam-se no domingo, dia 5, e no feriado de 8, quarta-feira, às 16h00, e a entrada é livre. Já as visitas guiadas partem do Museu Alberto Sampaio, onde será feita uma contextualização histórica da Colegiada da Oliveira e analisadas obras de arte ligadas à música, como os livros de cantochão ou a estante de coro. O cadeiral da igreja também será ponto de paragem e interpretação antes da subida ao coro-alto, onde os participantes poderão observar o modo de funcionamento do órgão e assistir a um recital.

Haverá duas visitas guiadas por dia, às 10h30 e às 14h30, sendo a admissão feita mediante a apresentação de convite eletrónico, (após inscrição prévia através do número 960 238 264). Durante o tempo das visitas, a igreja estará encerrada ao restante público.

As II Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira voltam a ter a direção artística de Nuno Mimoso, músico, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha, e consultor da Direção Regional de Cultura do Norte. A iniciativa resulta da uma parceria entre a Colegiada da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio, tendo ainda o apoio do município.

O órgão de tubos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães foi restaurado entre 2011 e 2013, em Esmoriz, na Oficina e Escola de Organaria.de décadas de silêncio. O instrumento, com dois manuais e 2229 tubos distribuídos por 51 meios-registos, foi encomendado pelo cabido da Colegiada ao organeiro vimaranense Luís António de Carvalho em 1831.

Confira aqui o programa das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira | 8º Aniversário do Restauro:

▪ Visitas Guiadas Musicais até ao órgão histórico partindo do Museu Alberto Sampaio (10h00 e 14h30);

▪ Meditações Musicais com 20 minutos de meditação e música de órgão: dias úteis às 12h;

▪ Liturgias Solenizadas com Órgão: Missas Feriais às 19h e Missa da Solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8, às 12h;

▪ Concertos de Órgão e Coro, em parceria com o Coro Vilancico da Sociedade Musical de Guimarães: dias 5 e 8, às 16h.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: