skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Alargamento de Património da UNESCO a Couros decidido em setembro

Redação
Cultura \ quarta-feira, agosto 02, 2023
© Direitos reservados
O Comité do Património Mundial reúne-se em Riade, na Arábia Saudita, entre 10 e 25 de setembro. Se a candidatura de Guimarães for aprovada, área classificada duplica para os 38,2 hectares.

A candidatura do antigo complexo industrial de Couros a Património Mundial da UNESCO está concluída, estando a decisão marcada para entre 10 e 25 de setembro. Nesse período, o Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) vai analisar 53 candidaturas.

Se a candidatura vimaranense for aprovada, a área classificada como Património Mundial na cidade-berço eleva-se dos 19,2 hectares que constituem o burgo outrora muralhado para os 38,2 hectares, com a adição dos lugares que correspondem sensivelmente aos incluídos na iniciativa Bairro C – da rua D. João I à Ramada, através das ruas de Camões, da Caldeiroa, de Vila Flor e de Couros, bem como a parte norte da Avenida D. Afonso Henriques e o Largo do Trovador.

Já a Zona Especial de Proteção passa a ser cinco vezes superior à atual, estendendo-se da Veiga de Creixomil, a oeste, à Escola Secundária Martins Sarmento, a leste, e à montanha da Penha, a sul.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73