skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Curioso por arqueologia? Espreite a experiência que a SMS lhe oferece

Carolina Pereira
Cultura \ segunda-feira, julho 19, 2021
© Direitos reservados
No Dia 24 de julho assinala-se o Dia da Arqueologia e a Sociedade Martins Sarmento tem bons planos para os curiosos que o quiserem celebrar.

O dia 24 de Julho é considerado por várias instituições portuguesas como o Dia da Arqueologia. Para assinalar a data, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) tem programadas duas atividades de divulgação da investigação arqueológica. 

As atividades vão decorrer no dia 20 de julho pelas 18h00 e 24 de julho, pelas 11h00 da manhã. Na terça-feira irá decorrer uma visita pública às escavações arqueológicas em curso na Citânia de Briteiros, enquanto que, no dia que data a efeméride, no Museu Arqueológico da SMS, dar-se-á uma conferência com o título "Torques, caldeiros e sacrifícios: manifestações rituais e dinâmicas sociais na proto-história do Noroeste ibérico", a ser proferida por Xosé-Lois Armada.

Os arqueólogos da SMS têm estado no terreno com um grupo de estudantes de Arqueologia da Universidade do Minho, em estágio prático. Com esta visita pretende-se divulgar a zona em estudo, os objetivos da campanha e os resultados que têm sido obtidos.

Os trabalhos de campo realizam-se em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e com o apoio logístico da Casa do Povo de Briteiros.

A assistência será limitada à capacidade do espaço, sendo transmitida a conferência no canal do Youtube da SMS.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: