skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães é finalista na Capital Verde Europeia. Decisão final em outubro

Redação
Ambiente \ quinta-feira, julho 20, 2023
© Direitos reservados
O município vimaranense foi selecionado para finalista da Capital Verde Europeia 2025, juntamente com Graz e Vílnius, entre 10 cidades candidatas.

Guimarães obteve uma das três melhores classificações entre as 10 cidades que se candidataram ao título de Capital Verde Europeia (CVE) em 2025 e é, por isso, finalista, juntamente com Graz, na Áustria, e Vilnius, capital da Lituânia, anunciou esta quinta-feira a entidade que organiza a iniciativa no seio da Comissão Europeia.

A CVE 2025 será conhecida em 05 de outubro, em Talinn, capital da Estónia e CVE 2023. Cada uma das cidades finalistas tem de se apresentar perante um júri, divulgando a sua visão global e estratégia de governação para as questões do ambiente, bem como a estratégia de comunicação para 2025, para o caso de ser distinguida. O território distinguido vai receber um prémio de 600 mil euros para implementar a sua estratégia e envolver os seus cidadãos na iniciativa.

A comissão organizadora avaliou sete parâmetros nas candidaturas a Capital Verde Europeia: a qualidade do ar, a qualidade da água, a biodiversidade, espaços verdes e uso sustentável do solo, a economia circular e resíduos, o ruído, a mitigação das alterações climáticas e a adaptação às alterações climáticas.

Depois do quinto lugar entre 13 cidades na candidatura a CVE 2020, estatuto que coube a Lisboa, a cidade-berço melhorou a sua classificação na candidatura para 2025, sendo pelo menos a terceira melhor. As outras cidades candidatas eram Brescia, Cagliari e Novara (Itália), Poznán e Rzeszow (Polónia), Brasov (Roménia) e Logroño (Espanha).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: