skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Dança-se ao sabor do morango no fecho da temporada do ciclo Terra

Redação
Cultura \ sexta-feira, outubro 07, 2022
© Direitos reservados
Dupla síria TootArd atua esta noite no CIAJG no encerramento da quarta temporada do Terra. Sonoridades das pistas de dança do Médio Oriente da década de 80 aterram em Guimarães via Capivara Azul.

No último olhar à música e o cinema do mundo do ano, a quarta edição do ciclo Terra, organizada pela Capivara Azul, fecha com festa síria no CIAJG. A dupla TootArd, que ficciona e celebra os anos 1980 no Médio Oriente, sobe esta sexta-feira ao palco do CIAJG,  pelas 21h30. 

A quarta edição do ciclo Terra debruçou-se sobre o conceito de “ficções”, numa ligação reforçada com a programação do CIAJG. A partir da ideia de “ficções coloniais”, questionou a relação entre as músicas tradicionais não europeias, a presença colonial europeia nesses territórios e a forte ocidentalização da indústria musical. Tudo isto entre Março e Outubro.

Depois de Mário Lúcio, ícone da cultura cabo-verdiana, do brasileiro Mateus Aleluia, e das sonoridades da colombiana Pao Barreto, é  a vez de Hasan e Rami Nakhleh. "TootArd (que em árabe significa “morango”) apresentam-se como uma banda de “pop em quarto de tom”. A sua música está repleta de ganchos pop e linhas melódicas em quarto de tom, desencadeando um turbilhão que homenageia as cenas de pista de dança do Médio Oriente dos anos 1980", escreve a Capivara Azul.

No novo longa duração, propõem-nos uma viagem no tempo. "Imaginemo-nos em 1980, numa discoteca em Beirute ou talvez no Cairo. É música contagiante e festiva, com um toque de nostalgia, ou não fosse um olhar sobre um tempo que já passou (ou será que nem chegou a existir?) em que a felicidade era um lugar possível no Médio Oriente", lê-se na mesma nota.

Os bilhetes estão à venda por 5 euros (para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural), 7,5 euros (menores de 30 anos e outros descontos A Oficina) e 10 euros (público geral) e dão acesso às exposições do CIAJG no dia do espetáculo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: