skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Desfeitas as dúvidas: Marcelo vem mesmo receber a medalha no 24 de junho

Redação
Sociedade \ quarta-feira, junho 09, 2021
© Direitos reservados
Afinal, Marcelo Rebelo de Sousa vai mesmo estar presente no dia 24 e a cerimónia solene já não se vai realizar na véspera.

Marcelo Rebelo de Sousa estará este ano em Guimarães no dia 24 de junho para receber a Medalha de Honra do Município atribuída em 2019 e para presidir à Sessão Solene comemorativa da Batalha de São Mamede de 1128, que decorrerá no Paço dos Duques de Bragança. Estão, assim, desfeitas as dúvidas quanto à presença do Presidente da República - ao que tudo indicava, a agenda só permitiria ao Chefe de Estado estar presente no dia 23.

A Sessão Solene decorrerá ao final da manhã do dia 24 de junho, "em função igualmente da agenda do Chefe de Estado Português", diz o município, que será distinguido com o mais alto galardão concedido que confere a Marcelo Rebelo de Sousa o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”.

"O reconhecimento deve-se ao seu papel importantíssimo enquanto Presidente da República, de carácter humanista e de proximidade das populações, a sua luta contra o populismo e a demagogia, e ainda a forma como eleva a imagem dos portugueses. Estes são os valores de uma cidade que se orgulha de ser o Berço da Fundação da Nacionalidade e que tudo faz para colocar as pessoas no centro da sua atuação", adianta a Câmara Municipal de Guimarães.

Na última reunião de câmara, Domingos Bragança tinha acenado com a possibilidade da cerimónia solene ocorrer na véspera, dia 23, por forma a encaixar com a agenda da Presidência. “O Presidente da República só pode estar no dia 23 e o programa está a ser redesenhado”, referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70