skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Em Fermentões, uma sessão vai ajudar famílias de pessoas LGBTQI+

Pedro C. Esteves
Sociedade \ domingo, novembro 07, 2021
© Direitos reservados
Apresentação do Ampliando Famílias é dia 12 de novembro. Junta o projeto Bússola, da Casa do Povo de Fermentões, e a Amplos. É dedicada às famílias e a todos os que querem "combater a discriminação".

A associação AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género) em parceria com o Bússola (Gabinete de inclusão e apoio à comunidade LGBTQIA+), de Guimarães, irão realizar no próximo dia 12 de Novembro, pelas 15h00, uma sessão de apresentação do projeto Ampliando Famílias.

A sessão vai decorrer nas instalações da C.P.F – Caminho para o Futuro, na Casa do Povo de Fermentões, e engloba um conjunto de guias e materiais informativos/didáticos acerca das questões LGBTI+, com as seguintes temáticas: Guia para famílias de pessoas trans; Guia para famílias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais (LGBTI+); e Guia para intervenientes na ação comunitária e na comunidade escolar sobre orientação sexual e identidade de género.

"O projeto Ampliando Famílias, financiado pelo POISE, visa a conceção de materiais informativos/didáticos acerca das questões LGBTI+, especificamente dirigidos a famílias de pessoas LGBTI+, a intervenientes de ação comunitária e nas comunidades escolares – capacitando o público-alvo, enquanto mediadores ativos no combate à discriminação. Conhecer esta ferramenta de trabalho é essencial para a inclusão da diversidade", dá conta uma nota informativa.

A sessão de apresentação é gratuita e aberta ao público. "Trata-se de uma sessão dedicada às famílias de pessoas LGBTI+, a intervenientes de ação comunitária, a comunidades escolares e a todos os cidadãos que pretendem mais informações sobre a temática do combate à discriminação, à integração e igualdade de género", diz a mesma missiva.

Encabeçado pelo psicólogo Carlos Oliveira, o Bússola nasceu a partir de relatos de jovens e adultos da comunidade LGBTQI da região que apontavam para “dificuldades” no contacto com os serviços de saúde. Acrescia ao acompanhamento “frágil” a ausência de respostas especializadas na região do Ave. “Foi para tentar fazer algo que não existia", explicou ao Jornal de Guimarães o psicólogo.

A Bússola estava em fase de maturação há um ano e os planos não ficam pela criação de um gabinete. “Queremos ir mais além”, salienta o psicólogo. O plano passa por fazer ações em escolas, IPSS, autarquias. Objetivo? “Tentar sensibilizar para a temática, dizer: ‘Estamos aqui’”.

A AMPLOS define-se como um "um grupo de pais que se propõe lutar por uma sociedade mais justa, opondo-nos a todas as formas de discriminação". Entre os objetivos da associação sediada em Lisboa está a constituição "de um grupo de acção cívica" ao lado dos filhos e "de todas as organizações que defendem os seus direitos".

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: