Em Guimarães,Domingos Abrantes alertou para ameaça de "nova época fascista"
O histórico dirigente comunista Domingos Abrantes lembrou, no pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano, num almoço comemorativo da Revolução de Outubro promovido pela Comissão Concelhia de Guimarães do PCP, a ameaça "de nova época fascista". "É um perigo que deve ser tomado muito a sério, que deve ser combatido com energia, combatendo as políticas que condenam massas gigantescas a uma vida sem horizontes e que se tornam presas fáceis de soluções fascistas", disse o antifascista que escapou de Caxias em 1961.
O dirigente do Partido Comunista Português que durante anos combateu na clandestinidade a ditadura do Estado Novo, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República de 1976 a 1991, lembrou a frase de Rosa Luxemburgo na sua intervenção. "Hoje não temos menos razões, temos mais razões para sermos comunistas, para lutar pelo ideal de libertação e emancipação dos trabalhadores. Passados 105 anos depois de Outubro estamos confrontados com a única alternativa: ou socialismo ou barbárie".
Em nome da Comissão Concelhia de Guimarães, Ana Monteiro saudou todos aqueles que participaram activamente na organização da iniciativa, salientando a importância política da mesma. No discurso frisou as "profundas transformações no mundo, pelas suas realizações, conquistas e transformações a favor dos trabalhadores e dos povos" originadas pela revolução de 1905.