
Embaixador do Egito em Guimarães. E fica agendada reunião para geminação
Recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, Wael Abu Bakr Al Naggar, falou com a vice-presidente da Câmara, Adelina Paula Pinto, sobre a possibilidade de uma geminação entre o território vimaranense e uma “cidade histórica” egípcia.
Depois de o embaixador do país de Norte de África ter dito que seria “importante” consumar essa ligação, está já agendada uma segunda reunião para se tratar desse processo, dá conta nota da autarquia.
Os dois responsáveis falaram ainda sobre o trabalho desenvolvido por Guimarães na área da sustentabilidade ambiental e no caminho para a neutralidade carbónica, bem como da adaptação a novas formas de mobilidade.
Guimarães oficializou a sua primeira geminação a 22 de abril de 1987, com a cidade brasileira de Londrina, e tem hoje esse tipo de acordo formalizado com 12 cidades, na Europa, em África e na América do Sul, sendo o mais recente o de Dijon, em França (2017). Há uma 13.ª geminação em território vimaranense, entre a vila de Caldas das Taipas e a localidade francesa de Saint-Michel-sur-Orge, nos arredores de Paris.