Escola de Engenharia da UMinho debate futuro do ensino superior
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) promove, a 19 de novembro, o debate "Estratégias para o futuro do ensino superior", que contará com a presença dos professores Alexandre Quintanilha, Olga Pombo e Luís António Santos, como moderador. A sessão realiza-se às 16h00, no edifício 1 do campus de Azurém, em Guimarães, com entrada livre, mediante inscrição prévia.
Inserido nas comemorações do Cinquentenário da EEUM, o encontro pretende, segundo a instituição, "trazer diferentes perspetivas e visões sobre o ensino superior em Portugal", num momento em que se discutem os desafios da inovação, da interdisciplinaridade e da ligação entre universidades e sociedade.
O painel integra personalidades de reconhecido percurso académico e científico, como Alexandre Quintanilha, doutorado em Física, é conhecido pela sua investigação sobre stress oxidativo e risco nos seres vivos, bem como pela criação de centros de investigação nas universidades de Berkeley e do Porto. "Tenho tido a sorte de conviver com pessoas muito inspiradoras", refere o cientista, que defende uma política baseada no conhecimento e na curiosidade.

Já Olga Pombo, professora e investigadora da Universidade de Lisboa, é doutorada em História e Filosofia da Educação. Dirigiu o Departamento de História e Filosofia das Ciências e o Centro de Filosofia das Ciências, tendo publicado cerca de 150 títulos sobre temas que cruzam filosofia, ciência e arte. É presidente da assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Lógica e membro honorário de várias associações internacionais.
Por fim, como moderador, será Luís António Santos, docente da Universidade do Minho, mestre em Política Internacional pela Universidade de Londres e doutorado em Ciências da Comunicação pela própria UMinho. Foi jornalista em órgãos como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e BBC, e é atualmente diretor-adjunto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Enquanto investigador, tem-se dedicado ao estudo das transformações do espaço mediático.