skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória desfalcado equilibra até ao último quarto, mas perde em Esgueira

Redação
Desporto \ domingo, janeiro 01, 2023
© Direitos reservados
Desprovida de três jogadores, a equipa de Miguel Miranda caminhou a par dos aveirenses no marcador até à entrada para os cinco minutos finais. Lançamentos triplos e lances livres fazem a diferença.

No pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, bem preenchido, a fazer jus à alcunha de caldeirão verde, a balança teimou em manter-se nivelada até aos cinco minutos finais, quando os triplos de Trevon Evans e os lançamentos bem sucedidos de Ryan Ogden, mesmo apertado pela defesa vitoriana, desequilibraram as contas a favor do emblema local.

Desprovido de Anthony Roberts, o melhor marcador do campeonato, Jake van Tubbergen, decisivo nos recentes triunfos sobre CD Póvoa e Ovarense, e do capitão Litos Cardoso, o Vitória SC perdeu por 88-77 nesta quarta-feira à noite, em partida relativa à 15.ª jornada da Liga Betclic e perdeu terreno na batalha pelos últimos lugares de acesso ao play-off.

Aveirenses e vimaranenses estiveram quase sempre lado a lado no marcador, embora com a equipa da casa mais vezes no comando. Depois da igualdade a 17 pontos, o Esgueira distanciou-se pela primeira vez no marcador, concluindo o primeiro quarto do desafio com sete pontos de vantagem (29-22). A pausa de dois minutos foi, contudo, tónico para a recuperação paulatina do Vitória, que chegou ao intervalo a perder por 48-46 e virou o resultado no início da segunda parte, para 51-48.

Os anfitriões travaram de imediato o embalo vitoriano, lançando um terceiro período de sucessivas trocas na liderança. Os 10 minutos finais também começaram nessa toada, antes de o Esgueira descolar para um triunfo que lhe vale o sexto lugar isolado, com 22 pontos. O Vitória, oitavo, tem 21, em igualdade com o Imortal, fruto de seis triunfos e nove derrotas.

Zachary Simmons foi o melhor marcador vitoriano, com 23 pontos, num encontro em que os homens de Miguel Miranda foram até mais produtivos no lançamento interior – marcaram 25 contra 15 do adversário -, mas ficaram bastante aquém do rendimento do Esgueira nos triplos – marcaram seis em 24 (25%), enquanto o adversário logrou 14 em 28 (50%). A maior presença e concretização na linha de lance livre – 16 contra nove – é o outro detalhe que explica a vitória do Esgueira, impulsionado pelos 27 pontos de Trevon Evans.

Na próxima jornada, o Vitória recebe o Sporting, terceiro classificado. O duelo está marcado para as 20h00 de 04 de janeiro, uma quarta-feira, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70