skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Estão aí novas "carpetes mágicas" para refletirmos sobre o que nos rodeia

Redação
Cultura \ sexta-feira, agosto 27, 2021
© Direitos reservados
Intervenções no Largo do Cidade (junto à Pousada da Juventude) e Rua da Caldeiroa (Fábrica do Arquinho) para serem apreciadas de 2 de setembro a 31 de outubro.

“Longa Jornada – Para uma Crítica da Urgência” é a proposta curatorial para este ano na quarta edição de “Magis Carpets”. As intervenções estão patentes no Largo do Cidade (junto à Pousada da Juventude) e Rua da Caldeiroa (Fábrica do Arquinho) e podem ser visitadas entre os 2 de setembro e 31 de outubro.

Nestes trabalhos centrados na ideia do artista como flâneur (relação caminhante e cidade) aponta-se a necessidade da existência de uma crítica do urgente, consciencialização crítica do individual e coletivo. Lucie Dhermain (França), Iva Perućič e Maja Šušak – Colectivo Paprat (Croácia) são as artistas selecionadas para as residências artísticas integradas no projeto Magic, através da Ideias Emergentes/Bienal Contextile, com curadoria de Cláudia Melo.

Estas residências artísticas encontram-se, ainda, integradas na programação do projeto Bairro C, promovido pelo Município de Guimarães e no qual a Ideias Emergentes / Contextile tem uma participação ativa como entidade co-organizadora. As residências contam ainda com a colaboração da Onda Amarela e do Laboratório da Paisagem.

"MagiC Carpets" é uma plataforma "Creative Europe" que reúne 15 organizações culturais europeias que criam oportunidades para artistas emergentes embarcarem em viagens a terras desconhecidas e criarem, juntamente com artistas e comunidades locais, novas obras que realçam as especificidades locais e compensam a escassez de histórias existentes na sociedade moderna, melhorando a acessibilidade cultural, o activismo cultural e a participação.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: