skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Este é um concelho com o anel no dedo, com mais casados do que solteiros

Pedro C. Esteves
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 29, 2021
© Direitos reservados
No que toca a relações conjugais, os concelhos do Quadrilátero comportam-se quase como um "microcosmos". Nos 24 concelhos com mais de 100 mil habitantes, Guimarães é o 3.º onde há mais casados.

Neste concelho, há muitos casados e poucos divórcios. Pelo menos é para isso que apontam os dados do Censos 2021. Também dizem que os concelhos do Quadrilátero são uma espécie de microcosmos, que se comportam de forma semelhante no contexto conjugal: poucos casamentos terminam em divórcio, tal como em Vila Nova de Famalicão e Barcelos há mais solteiros do que solteiras – Braga é mesmo uma das exceções a nível nacional – e um estado civil que predomina no registo civil: casado.

 

Mas vamos a números: Guimarães é casa para 156 849 pessoas – 75 833 homens e 81 016 mulheres –, 64 134 solteiros e 73 708 casados. Em concelhos com mais de 100 mil habitantes (são 24), é o 3.º com mais homens e mulheres casados.

No “campeonato” dos solteiros, o concelho figura na cauda da lista: é 21.º no rácio de homens e mulheres solteiros em relação ao total e está acompanhado por Barcelos (22.º), Vila Nova de Famalicão (23.º) e o concelho extra-minhoto de Santa Maria da Feira (24.º)

O fim: divórcios e viuvez

O divórcio bateu à porta de 5,3% dos homens e 6,8% de mulheres. Mas marca poucos matrimónios vimaranenses – quando comparado com a realidade de outros concelhos. Repare-se: há 9573 divorciados e divorciadas em Guimarães, o segundo valor mais baixo dos 24 maiores concelhos do país. E mesmo na comparação entre vizinhos, Guimarães equipara-se a concelhos como Póvoa de Lanhoso, Fafe ou Felgueiras.

A viuvez escreve-se muito no feminino e Guimarães não é exceção. O estado civil menos representado assola 2,5% da população masculina e 9,3% da feminina. A esperança média de vida – superior nas mulheres – pode ajudar a explicar o diferencial. Neste campo, Guimarães é o 5.º concelho com menos viúvas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: