skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Estudantes: Eis as novas medidas de transportes que vão querer estar a par

Redação
Sociedade \ sexta-feira, agosto 06, 2021
© Direitos reservados
O passe será gratuito para alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino da área de residência.

Para que se promova a utilização dos transportes públicos, o Município de Guimarães, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), vai implementar a partir de 1 de setembro, três novas medidas de apoio à redução tarifária.

Para os alunos do ensino básico e secundário que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, a comparticipação atual de 50% do valor do passe será alargada, a partir de setembro, para 100%, ou seja, gratuita, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência. Os pedidos deverão ser efetuados junto do respetivo estabelecimento de ensino.

O programa foi ainda alargado aos alunos do ensino básico e secundário, residentes em Guimarães, e que frequentem estabelecimentos de ensino particular no concelho, através da comparticipação de 100% dos passes independentemente da distância entre o estabelecimento de ensino e da residência. Além disso, os estudantes residentes no concelho de Guimarães e que frequentam instituições de ensino superior do concelho poderão ainda usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma redução conjunta de 100% do valor do passe.

Para aderir a estas duas últimas medidas, os encarregados de educação, no primeiro caso, e os jovens, no segundo, deverão consultar o procedimento e preencher o formulário, ambos disponíveis na página do município, para posterior entrega no operador de transporte público, juntamente com os documentos elencados.

Na página referida, poderá ser consultado o procedimento de adesão inerente às restantes medidas do PART em vigor, designadamente a comparticipação de 50% do passe em transporte público regular para crianças ou jovens, até aos 18 anos – “Passe Sub-18”, durante o mês de agosto, a comparticipação adicional de 50% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50% para pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, perfazendo uma comparticipação de 75% do valor do passe, e a comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG), no montante de € 7,10 para o público em geral.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: