skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Faz cinco anos que o PEGADAS caminha por um mundo mais sustentável

Redação
Ambiente \ quinta-feira, julho 01, 2021
© Direitos reservados
Há cinco anos que está implementado o PEGADAS em todas as escolas do concelho, envolvendo cerca de 20 mil alunos por ano nas ações ambientais.

Para assinalar os cinco anos do programa municipal de educação ambiental PEGADAS (Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável) foi apresentado esta quarta-feira, 30 de junho, uma publicação que retrata os projetos de educação ambiental, testemunhos e boas práticas de um programa que “é uma referência e pode ser replicado no país e no mundo”, segundo salienta Domingos Bragança.

Desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, o PEGADAS tem procurado impulsionar políticas para o ambiente, de forma inclusiva e transversal, através de um programa repleto de objetivos e atividades assente em princípios ecologicamente sustentáveis, com o intuito de iniciar uma mudança no comportamento da comunidade. Cerca de 20 mil alunos são envolvidos anualmente em mais de 200 ações, com a colaboração direta dos professores.

A coordenadora do PEGADAS, Patrícia Ferreira, fez menção ao “projeto com identidade” cumprindo o objetivo de “dotar as escolas de recursos e estratégias para que a educação ambiental fosse uma realidade em todas as escolas e complementasse a educação formal”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: