skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 setembro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Festa da Juventude de São Torcato passa a Festa da Juventude de Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, setembro 15, 2026
© Direitos reservados
Mudança entra em vigor no próximo ano, no 20.º aniversário da festa de juventude mais antiga do concelho, que se vai continuar a realizar em São Torcato, com apoio acrescido da Câmara.

A Festa da Juventude de S. Torcato passará, em 2027, a ser a Festa da Juventude de Guimarães, mantendo a vila como palco da iniciativa. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, durante a edição deste ano, realizada em 11 e 12 de setembro. 

A mudança coincide com o 20.º aniversário da Festa da Juventude de S. Torcato e reconhece o percurso de uma iniciativa que, lembrou Ricardo Araújo, é "a festa da juventude mais antiga que se realiza ininterruptamente, ano após ano, em Guimarães". 

O Presidente da Câmara anunciou também um reforço do apoio municipal, com o objetivo de projetar a iniciativa como uma celebração de referência para os jovens de todo o concelho. 

"No próximo ano, nós vamos transformar esta Festa da Juventude de S. Torcato na Festa da Juventude de Guimarães, que se vai realizar em S. Torcato, com o apoio acrescido por parte da Câmara Municipal, para fazer com esta festa, uma festa que a todos orgulha em Guimarães", suportou Ricardo Araújo. 

A edição deste ano decorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no Parque do Lago da Irmandade de São Torcato, e mobilizou cerca de sete mil pessoas ao longo dos dois dias. 

Com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o programa reuniu música, teatro, animação e momentos de convívio, procurando chegar a diferentes públicos, valorizar os talentos da freguesia e manter a juventude no centro da iniciativa. 

Ao fim de 20 anos de realização ininterrupta, a Festa da Juventude reforça, assim, a sua dimensão concelhia, mantendo em São Torcato o palco de uma iniciativa que, a partir de 2027, assumir-se-á como a Festa da Juventude de Guimarães.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo