skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
14 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Festival Clássico regressa a Guimarães com novidades

Alberto Couto
Cultura \ segunda-feira, agosto 04, 2025
© Direitos reservados
De 11 a 16 de agosto, a sétima edição do festival aposta na música de câmara, na formação de jovens músicos e na ligação entre tradição e contemporaneidade.

Guimarães volta a ser, este verão, um dos centros da música clássica em Portugal. A sétima edição do Guimarães Clássico decorre entre 11 e 16 de agosto de 2025 e reúne nomes consagrados da cena internacional e jovens promessas em ascensão, num encontro que cruza excelência, formação e experimentação artística.

No centro do festival estão os músicos do Quarteto de Cordas de Guimarães, que não só assumem o palco como protagonistas, como orientadores e mentores de novas gerações de intérpretes. A música de câmara surge, uma vez mais, como eixo estruturante do evento, mas em diálogo com outros géneros e formatos.

O programa de 2025 propõe quatro concertos principais, começando com uma interpretação das “Variações Goldberg” em versão para trio e seguindo com um espetáculo que mistura a música clássica com influências pop/rock, protagonizado por Konrad Skolara e Borys Sawaszkiewicz com acompanhamento do quarteto de cordas.

Dois momentos orquestrais completam a programação de palco: um concerto evocativo dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, com obras de compositores da época, e um outro de inspiração barroca, com solistas como So-Ock Kim, Andriy Viytovych e Wioletta Hebrowska-Klein.

Para além do palco principal, o festival desdobra-se em iniciativas paralelas que aproximam a música do público: conferências temáticas, concertos em museus, recitais intimistas e até uma sessão de ioga com música ao vivo, numa proposta que funde bem-estar com expressão artística.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124