Guimarães acolhe marcha pela vida independente de pessoas com deficiência
Por ocasião do Dia Europeu da Vida Independente, assinalado a 05 de maio, o Toural e o jardim da Alameda de São Dâmaso recebem, no domingo, uma marcha para reivindicar direitos e necessidades das pessoas com deficiência, na qual será lido um manifesto antes de um pequeno convívio.
Organizada pelo Coletivo VIM — Vida Independente em Marcha, que reúne cerca de 250 pessoas com deficiência, a iniciativa vai ser replicada noutros sete locais do país: Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Faro e a ilha de São Miguel, nos Açores.
O coletivo realça que as pessoas com deficiência vão “ocupar o espaço público e tornar visível a sua realidade, os seus corpos e a sua luta”, num tempo em que “a situação política é preocupante”, porque “não há sinais claros de se inverter o paradigma assistencialista no sentido da desinstitucionalização e de uma aposta clara na vida independente, sobre a qual não existe qualquer referência no Programa do Governo recentemente empossado”.
“Não constatámos, ainda, a criação das condições para um efetivo alargamento da assistência pessoal a todas as pessoas com deficiência que dela necessitam. É um dos pilares fundamentais para materializar a vida independente”; refere o comunicado.