skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães assinala dia da pessoa com deficiência com um mês de iniciativas

Redação
Diversidade & Inclusão \ quinta-feira, novembro 16, 2023
© Direitos reservados
Programa arrancou na quarta-feira, com sensibilização dos condutores para quem tem mobilidade reduzida, e estende-se até 15 de dezembro. Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é 03 de dezembro.

Os alunos dos Agrupamentos de Escolas Santos Simões, João de Meira e Taipas passaram, nesta quarta-feira, notificações de multa aos automobilistas que estacionaram indevidamente em locais reservados para pessoas com mobilidade reduzida ou sobre os passeios, prejudicando a passagem de cadeiras de rodas e comprometendo a autonomia desses cidadãos.

As multas foram simbólicas e os certificados de “condutor 5 estrelas”, por comportamento correto, também. Intitulada “Tolerância Zero”, a campanha, que se volta a realizar-se no dia 23 de novembro, marcou o arranque do programa para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Guimarães, que se assinala em 03 de dezembro.

A cargo do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, órgão informal de debate, de consulta e informação com o apoio da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, as atividades desenrolam-se sob o mote "Consciencializar para Incluir" até 15 de dezembro. O desporto afirma-se como uma ferramenta de inclusão: vários agrupamentos de escolas vão acolher demonstrações de basquetebol em cadeira de rodas, andebol, boccia, goalball e judo, com a presença de pessoas com deficiência a partilharem as suas histórias de vida com alunos e professores até ao final de novembro. No próximo sábado, crianças e jovens vão poder interagir com as jogadoras da equipa feminina de voleibol do Vitória SC, no âmbito da receção ao Benfica, para a Liga Solverde, a partir das 18h00.

O programa tem igualmente em conta pessoas com autismo e dislexia, através do webinar sobre Literacia em Autismo, destinado a professores, assistentes operacionais das escolas e pais interessados, promovido pela Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA) em 22 de novembro.

 

Certificado de comportamento correto por um automobilista na campanha Tolerância Zero

Certificado de comportamento correto por um automobilista na campanha Tolerância Zero

 

Dezembro com caminhada, espetáculo, oficina e brinquedos

No dia 4 de dezembro, uma Caminhada Inclusiva e Leitura do Pregão percorrerá as ruas de Guimarães, culminando com intervenções do presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, e da vereadora para a Coesão Social, Paula Oliveira.

O Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, recebe o "Espetáculo Inclusivo – Vozes pela Inclusão" em 06 de dezembro e o Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão a apresentação do livro "Relatório da Vida do Rémi", da autoria de Rémi Esteves, um jovem com deficiência e utente da Cercigui, no dia 12.

Os Agrupamentos de Escolas Professor Abel Salazar, das Taipas e a Escola Secundária das Caldas das Taipas recebem, nos dias 07, 13 e 14 de dezembro, a oficina "Trocar Por Miúdos - Eu, o Outro e o Mundo", iniciativa que visa explicar a inclusão, equidade e diversidade às crianças, usando métodos lúdicos para promover competências sociais e pessoais, com chancela do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Média.

A programação inclui ainda uma sessão de esclarecimento relativa a “Prestações Sociais de Apoio à Pessoa com Deficiência” promovida pela Segurança Social em 12 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho, e a Sociedade Martins Sarmento vai acolher a iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais, visando garantir a disponibilização gratuita destes brinquedos adaptados às escolas e instituições que apoiam crianças com deficiência, promovida pelo Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: