
Guimarães inaugura Curso Profissional de Bombeiro com 12 alunos
O concelho de Guimarães inaugura este ano letivo o Curso Profissional de Bombeiro (nível 4), uma inovadora oferta formativa a funcionar na Escola Secundária Francisco de Holanda, com a participação inicial de 12 alunos do 10.º ano.
O curso surge no âmbito de um protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG), a Escola Nacional de Bombeiros e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda.
Para assinalar o arranque, a AHBVG realizou nos dias 11 e 12 de setembro duas sessões de boas-vindas, destinadas a pais e alunos, momentos que serviram também para esclarecer dúvidas e apresentar a dinâmica do curso.
"Este é um momento feliz para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, porque vemos concretizar-se uma aspiração que tínhamos há um ano", destacou João Pedro Castro, presidente da corporação, sublinhando a importância da formação tanto para os jovens como para os bombeiros.
A diretora do agrupamento, Rosalina Pinheiro, reforçou o valor da iniciativa: "O início desta oferta formativa é motivo de satisfação e orgulho, permitindo que os jovens valorizem competências académicas e profissionais e terminem o ensino secundário com dupla certificação".
O curso funcionará alternadamente na escola e no quartel dos Bombeiros Voluntários, oferecendo aos formandos a possibilidade de concluírem o ensino secundário com certificação escolar e o diploma, habilitando-os para o exercício da profissão.
O protocolo que possibilitou a criação desta oferta foi assinado durante a celebração do 147.º aniversário da AHBVG e pretende reforçar a atratividade das formações de dupla certificação, aumentar a empregabilidade e formar mão de obra qualificada no setor.