skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães promove a Cozinha Sustentável

Carolina Pereira
Cultura \ sexta-feira, junho 04, 2021
© Direitos reservados
Com workshops destinados a restaurantes e produtores locais, Guimarães tem por objetivo afirmar-se enquanto destino turístico na área da sustentabilidade.

A Câmara de Guimarães, através da Divisão de Turismo, apresentou nesta manhã de sexta-feira, 4 de junho, um programa dos principais produtos endógenos, com objetivo de valorizar o potencial de desenvolvimento do setor agroalimentar de Guimarães e da gastronomia, nomeadamente, através da qualificação, inovação e capacitação em domínios chave dos principais recursos produtivos do concelho.

A Chef Liliana Duarte (do Restaurante Cor de Tangerina) explica, que a sustentabilidade alimentar depende do entendimento dos impactos que o produto gera ao meio ambiente, pelo que se deve ter em atenção aspetos como o número de quilómetros que o alimento viaja para chegar ao restaurante, ou como os produtores lidam com os seus resíduos, ou se existe respeito à mão de obra, por exemplo. Nesse sentido, quer a Chef Liliana Duarte, quer o chef António Loureiro (Resaurante a Cozinha), são exemplo de um trabalho de proximidade com os seus fornecedores.

Como eles, o projeto visa acolher um conjunto de empresas, instituições e personalidades locais, envolvendo toda a comunidade num posicionamento estratégico para a enogastronomia local, através de ações de qualificação e inovação.

A Vereadora do Turismo da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, salienta a importância da enogastronomia para o desenvolvimento do turismo de Guimarães apontando que é a um aspeto de excelência, que ajuda Guimarães a tornar-se um município cada vez mais sustentável e, nesse sentido, contribui para a qualidade de vida da população vimaranense.

Logo a seguir à apresentação do programa, deu-se início ao workshop que teve como mote “A sustentabilidade começa na Cozinha” com a participação da Chef Liliana Duarte e do Chef António Loureiro, moderado por Rafael Oliveira (CEO Feel Agency).

Estão já programadas novas ações, a realizar no Mercado Municipal (18 de junho) e ainda workshops destinados aos restaurantes e produtores locais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: