skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães recebe a primeira masterclass CTG (cardiotocografia) do país

Bruno José Ferreira
Saúde \ terça-feira, outubro 22, 2024
© Direitos reservados
Reputada médica Susana Pereira, especialista nesta área que dá formação um pouco por todo o mundo, esteve no Centro Cultural Vila Flor.

Guimarães recebeu esta segunda e terça-feira – 21 e 22 de outubro – a primeira masterclasse em CTG (cardiotocografia) do país, ministrada por uma das principais especialistas da área, Susana Pereira. O evento decorreu no Centro Cultural Vila Flor com organização do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.

Médica especialista em medicina materno-fetal, Susana Pereira destaca-se também pela investigação é ligada à cardiotocografia, “um instrumento de monitorização do feto tanto durante o trabalho de parto como no período de anterior ao trabalho de parto”, explica ao Jornal de Guimarães a médica minhota que trabalha em Londres.

Este tipo de formações é já habitual “em vários países do mundo”, dá conta, mas “nunca tínhamos feito uma em Portugal". “Alguns colegas portugueses têm ido fazer formação noutros países, onde falo inglês. Não fazia sentido falar inglês para portugueses e surgiu esta ideia de fazer um curso em português, em Portugal, para portugueses, para médicos e enfermeiros que trabalham na especialidade de obstetrícia e ginecologia”, sustenta.

Pedro Oliveira, um dos responsáveis pela iniciativa, lembrou que este congresso “vinha a ser programado há algum tempo”, fazendo um balanço positivo. “Foi um sucesso, um êxito em termos de formação”, referiu o médico especialista em ginecologia e obstetrícia, destacando os cerca de 170 participantes, entre médicos especialistas de ginecologia obstetrícia, internos de formação e enfermeiros especialistas na área da saúde materno-infantil.

“Trata-se de uma formação importante, com a formadora mais expert a nível mundial, que muda um pouco aquilo que é a avaliação da cardiotocografia, daí a importância desta formação e da escala que tem neste congresso especificamente. Foi a primeira masterclass CTG que tivemos a nível nacional nestes moldes. A Dr. Susana é portuguesa, da região norte, do Minho, exatamente por ter a reputação que tem foi para Londres, é uma referência a nível internacional. É uma honra e um prazer consegui-la trazer cá para este evento”, refere Pedro Oliveira.

“Tem sido um prazer estar aqui, contactar outra vez com os colegas de cá, estar num evento que junta médicos e enfermeiros, sendo muito importante este trabalho em equipa. A resposta tem sido fantástica, tenho tido imenso prazer em passar a minha experiência e os meus conhecimentos. No fundo, replicar o curso que tenho feito noutros países e trazer para Portugal”, destacou Susana Pereira.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83