skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Hospital de Guimarães e educadores juntos pela da saúde mental das crianças

Redação
Saúde \ quarta-feira, abril 20, 2022
© Direitos reservados
Projeto “Saúde Mental na Primeira Infância” tem dado resultados e recentemente realizaram-se novas ações junto de educadores de infância das escolas vimaranenses.

A saúde mental das crianças até aos cinco anos tem sido uma das preocupações do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG), que implementou em 2020 o projeto “Saúde Mental na Primeira Infância”. atuando com um modelo de intervenção pré-escolar, este projeto visa a “promoção de um desenvolvimento positivo focado na aprendizagem de competências emocionais e sociais e na identificação precoce de desvios no desenvolvimento”.

Segundo o HSOG “este modelo mostrou ser muito eficaz a longo prazo, tendo as crianças revelado um melhor ajuste social e académico, com redução de casos de alterações de comportamento e de stress emocional”.

Face à eficácia, a “Saúde Mental na Primeira Infância” continua a ser promovida pela unidade hospitalar vimaranense, nomeadamente o Serviço de Pedopsiquiatria, em articulação com a Câmara Municipal, com a CPCJ de Guimarães e com o Agrupamento de Escolas de Abação, retomaram esta iniciativa, realizando recentemente ações de formação que contaram com a participação de duas dezenas de educadores de infância.

A formação “realizou-se num ambiente de proximidade, focado no objetivo final de promover as melhores competências sociais e emocionais nas crianças e reduzir significativamente o impacto das dificuldades cognitivas, emocionais e físicas que a criança possa apresentar”, dá conta o HSOG. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: